terça-feira, 7 de agosto de 2007

LP / VINIL WILSON SIMONAL A NOVA DIMENSÃO DO SAMBA


LP WILSON SIMONAL A NOVA DIMENSÃO DO SAMBA

ODEON

MOFB 3396

1964

Não é possível fazer por menos: Wilson Simonal É MESMO o melhor cantor moderno do Brasil no momento. Melhor em voz e estilo. Há na verdade uns dois ou três outros que a ele podem-se aproximar em matéria de concepção de fraseado. Mas em voz, em riqueza de timbre e âmbito vocal, Wilson esta absoluto na jogada e não será preciso muita coisa para comprovar o que estamos dizendo. Basta uma ouvidazinha na primeira faixa deste segundo Lp de WS gravado pela Odeon...O fabuloso “Nana”, do não menos fabuloso Moacir Santos, com letra de Mario Telles para constatar esta nossa afirmativa. Wilson esta realmente soberbo em sua interpretação desta originalíssima composição...que fez parte do score musical do filme “Ganga Zumba”. Sua vocalização reveste-se de uma intensidade emocional e de um arrebatamento extraordinário. A mesma batida que alguns críticos denominaram de afro samba é usada em “Mais Valia Para Não Chorar”, composição de Normando com letra de Ronaldo Boscoli. Tanto na primeira como nesta faixa, os arranjos de Lyrio Panicali numa e Eumir noutra, são de uma funcionalidade total, sublinhando estupendamente o clima harmônico dos dois temas.

E “Lobo Bobo”, samba dos grandes pioneiros Carlinhos Lyra e Ronaldo Boscoli, Simonal da uma verdadeira aula de como dividir uma frase, em bossa nova, e como “balançar” irresistivelmente no tempo médio lento. A pontuação da guitarra de Geraldinho nesta faixa constitui-se num showzinho autônomo. Novamente o talento generoso de Eumir Deodato achava-se a serviço do que possa haver de mais representativo em matéria de samba moderno no samba lento “Só Saudade”, de Tom Jobim e do inesquecível Newton Mendonça. Simonal sentiu magnificamente não apenas a composição como também o finíssimo tratamento dado a mesma e brinda-nos com uma performance insubstituível. E seu grande feeling e invejável sentido rítmico mais uma vez evidenciado em “Ela Diz Que Estou Por Fora”, novo samba de Orlando Divo, que é um prato especialíssimo para Simonal.

O lado A finalizado com a composição “Samba De Negro”, de Roberto Correa e Sylvio Son, para qual Lyrio Panicali escreveu um de seus arranjos mais inspirados e sugestivos. O break do baterista no finalzinho é um autentico achado.

O lado B abre com uma composição do próprio Simonal e Jose Luiz, “Jeito Bom De Sofrer”, faixa que nos da o ensejo de assistir o vocalista exibir suas habilidades num samba de andamento lento. O numero, que é talvez o mais belo do disco, foi agraciado ainda com um portentoso arranjo de Lyrio. Na faixa seguinte, “Ela Vai, Ela Vem”, de Ronaldo Boscoli e Roberto Menescal, Lyrio dá-nos uma pequena amostra de sua fantástica versatilidade através de um arranjo originalíssimo. Na faixa 3, Simonal presta uma homenagem a outro fabuloso cantor e compositor moderno que é Johnny Alf. Sua versão do antológico sambinha de Alf, “Rapaz de Bem”, vai dar o que falar. Completa o Lp o novo e belíssimo samba lento de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, “Inutil Paisagem”, e o pot pourri “Consolação”, “Ela é Carioca”, “Samba do Avião”, “Garota de Ipanema”, no qual WS esteve acompanhado por Luis Carlos Vinhas (piano), Otavio Bailly Jr (baixo) e Chiquinho (bateria), os quais compõe, aliás, o trio que repartiu com Simonal e Marly Tavares o sucesso do show “Bossa no Beco”.

Com este repertorio, com este acompanhamento, com estes arranjos e com um vocalista d gabarito de Wilson Simonal, não foi muito difícil realmente gravar um soberbo Lp de samba moderno. E não é preciso invocar Nostradamus, para prever que ele será um dos cinco mais de 1964...
Sergio Lobo

NANÃ
MAIS VALIA NÃO CHORAR
LOBO LOBO
SÓ SAUDADE
ELA DIZ QUE ESTOU POR FORA
SAMBA DE NEGRO

JEITO BOM DE SOFRER
ELA VAI, ELA VEM
RAPAZ DE BEM
INUTIL PAISAGEM
POT POURRI: CONSOLAÇÃO, SAMBA DO AVIÃO, ELA É CARIOCA E GAROTA DE IPANEMA

Orquestração e regência de LYRIO PANICALI e EUMIR DEODATO
COMPRAR

Nenhum comentário: