quarta-feira, 29 de agosto de 2007

LP / VINIL CARNAVAL DA ILHA - FLORIANOPOLIS


LP CARNAVAL DA ILHA
GAMASOM GRAVAÇÃO DA IMAGEM E DO SOM

PROMOÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Mais uma vez o destino me pega de surpresa. E surpresa muito boa. O primeiro Disco Long Playing gravado aqui na ilha, com músicas de compositores catarinenses foi produzido por mim. Com o título de CARNAVAL DA ILHA este disco faz parte de todo um programa, um plano, para motivar a volta das músicas nativas ao Carnaval da Ilha...
No LADO 1 tem canções do Carnaval de salão e de rua, e no LADO 2, sambas-enredos das cinco Escolas de Samba.

A CANÇAO DO REGRESSO (EU VOU VOLTAR PARA MINHA TERRA DE SOL E MAR) abre o disco magnificamente interpretado por NEIDE MARIA ROSA e o CONJUNTO TELEBAND, com um solo de trombone do Mazinho daqueles que arrepia gente cada vez que se ouve. A Canção é do MIRANDINHA e já faz parte do folclore da Ilha. O CONJUNTO TELEBAND é formado por funcionários da Telesc e tem muita gara e muito swing.

Em seguida vem uma das marchas mais cantadas nos Carnavais da Ilha já para mais de vinte anos. TREPA NA PAREDE. Feita pelo grande talento OSMAR SILVA, a marchinha esta beleza com o cantor SÁVIO e o BAND SHOW, com um arranjo delicioso do MAESTRO CASTELAN – ILHA – “TENS O CHEIRINHO GOSTOSO DO VENTO QUE SOPRA LÁ DO SUL”.

Em seguida um samba que qualquer ilhéu conhece e curte – MAGIA DO MORRO, do nosso muito especial CLAUDIO ALVIN BARBOSA, o ZININHO. A pedido do compositor quem interpreta com voz suave e grave é o crioulo maravilha JAIRO SILVA, O MECHA BRANCA cantor pandeirista baterista sos áureos tempos da Radio Diário da Manhã. O arranjo e acompanhamento são do CONJUNTO de ALDO GONZAGA que é um dos grandes da música catarinense. Como era de esperar a faixa esta excelente.

A nova geração aparece na faixa seguinte no frevo de DETO E RUI NEVES, interpretado pelos própios, VAI NO CORDÃO.

Acompanhados pelo BAND SHOW e arranjo de CASTELAN, DETO E RUI “deitam e rolam” no frevinho quente.

Quanto ao LAGARTIXA, o nosso Rei Momo, festejou 40 anos de Carnaval há alguns anos a dupla TUCA e DETO homenageou sua majestade com o belo samba, “LAGARTIZA 40 ANOS DE CARNAVAL”

Este samba cantado aqui no disco pelos compositores esta perfeitamente representada.

Encerra este LADO 1 a marcha rancho do CORONEL KEL “EXALTAÇÃO A ILHA” mais uma vez o BAND SHOW dá o seu recado maravilhosamente bem nesta canção de rara beleza, suavidade e singeleza, cantada pelo GREEN.

O LADO 2 tem os sambas-enredos. Abrimos com esta beleza que é o samba de CAMARGO para a ESCOLA PROTEGIDOS DA PRINCESA. “ANITA GARIBALDI”. Eloi o tradicional puxador dos PROTEGIDOS é quem “diz” o samba acompanhado pelo excelente “NÓS E O SAMBA”. Em seguida ALAN BRAGA, com sua voz clara apresenta a sua criação do samba do NELSON WAGNER “PASTORES DA NOITE” também com o conjunto NÓS E O SAMBA”. O DETO E EU cantamos a seguir o samba de minha autoria FOLCLORE, que fiz para a Escola de Samba ACADEMICOS DO SAMBA(antigo Lufa Lufa) acompanhados pelo folclórico RATÃO e seus batuqueiros.

JAIR, com sua voz suave e grave em seguida cantando esta jóia de samba de WALTER SANTOS para os filhos do Continente DESTERRO FLORIANÓPOLIS” também com NÓS E O SAMBA.

ADMAR PEREIRA canta com alma o seu samba campeão ANTIGOS CARNAVAIS (Camargo) quando pela primeira vez na historia, uma Escola de Samba do Continente ganha o concurso promovido pela Prefeitura. A ESCOLA IMPERIO DO SAMBA.

A BANDA AMOR A ILHA fecha o disco com seu sambasom interpretando o RANCHO DO AMOR A ILHA, hino de nossa cidade de autoria de ZININHO.

Claro que como produtos do disco posso ser chamado até de ser suspeito, mas tenho credenciais para dizer que pra mim o disco esta jóia. JÁ É HISTORICO POR SER O PRIMEIRO, POR TER VARIOS SEGMENTOS REPRESENTADOS E TALVEZ SE TORNE O DESENCADEADOR DO DESPERTAR DE CONSCIENCIA NO SENTIDO DE SE VOLTAR AO CARNAVAL COM MUSICAS DOS COMPOSITORES NATIVOS.

O TEMPO DIRÁ.

Luís Henrique.
Janeiro 1981
COMPRAR

Nenhum comentário: