segunda-feira, 13 de agosto de 2007

LP / VINIL - GILBERT BECAUD - ET MAINTENANT


LP - GILBERT BECAUD - ET MAINTENANT

ODEON MOFB 224

GILBERT BECAUD influiu decisivamente - não resta a menor duvida - na musica francesa. Tanto asim que o panorama musical de França está dividido em duas partes: asntes e depois de GILBERT BECAUD.
Antes era cançãozinha romântica, de letras felizes que todos cantavam, muito embora nem sempre todos se sentissem felizes. Era uma espécie assim de diálogo falso de certas peças que teimam em falsear a realidade da vida para espectadores que não conseguem se encontrar entre as personagens...].
e surgiu Charles Trenet. No mesmo ritmo romântico, é verade, mas cantando as belezas da natureza. Cantando a existencia das coisa. Tanto que ora cantava o Mar e todos compreendiamoMar. Ora cantava Paris - com as suas luzes os seus bistrôs, as suas mulheres o seu jeito de ser.
Mas ainda não era essa amusica que o povo queria. Trenet não era ainda o cantor capza de cantar os problemas que o povo queria ouvir.
E surgiu GILBERT BECAUD, isto é, aconteceu o "depois" na musica francesa com o aprecimento de GILBERT BECAUD, mixto de cantor e compositor.
Se a guerra era apenas uma triste lembrança, Becaud era o cantor da nova realidade da vidaparisiense com os seus homens frustrados, inibidos, neuroticos, tristes, mas, de esperança em punho.
Não adiantava enganar, portanto, mesmo co a mentira de uma canção. Uma flor, que antes simbolizava o amor, passara a ser uma flor mesmo e o Amor só se justificava entre um homem, uma mulher e uma solidão a dois.
Portanto GILBERT BECAUD, surgia para cantar a verdade da existencia, sem falseamentos, sem lantejoulas, sem fantasias. Para dar nome as coisas como até hoje se encontram.
E longe de ser um catálogado, de problemas eróticos é, isto sim, um ministro dem pasta da autenticidade da vida, que começa e termina no sexo.
Nota na contracapa.

Musicas:
ET MAINTENANT
ABRINA BIRCHOUE
CAVALIER DUGRAND RETOUR
QUAND ILS MÒNT JUGE
MA CHATELAINE
DANS CES MOMENTS LA
LE BATEU BLANC
FANFAN
CONTRE VOUS
NICOLAS
SUR LA PLUS HAUTE COLLINE
LE JUGEMENT DERNIER
COMPRAR

Nenhum comentário: