domingo, 12 de agosto de 2007

LP / VINIL - OSVALDO GAONA - HARPAS MARAVILHOSAS



LP HARPAS MARAVILHOSAS
C/ OSVALDO GAONA E CONJUNTO HARPA PARAGUAYA


RGE
XRLP 5051

“Harpas Maravilhosas”
Com o pandeiro, a cuica, a tamborim, no Brasil, como o bandoneon na Argentina, como o piston, a bateria e o contrabaixo nos Estados Unidos, a harpa, com seus suaves sons, é todo o Paraguai. País de lendas de amor, de lindas morenas de corações a fervilhar de amor de glorias e tradições, é o Paraguai sinônimo alegria e sorrisos.
Dizem que a harpa é instrumento dos santos. Sua utilização data de séculos. Pouco explorada, dada as dificuldades de execução, emite sons celestiais transportando a quietude, a paz onde quer que penetre.
Para ser paraguaio que se honre é necessário conhecer a harpa, saber algo a seu respeito. É ela o “cartão de visitas” do todo artista lá nascido. Mas, entre tocar harpa e interpretar como faz Osvaldo Gaona neste álbum, muitos quilômetros imaginários existem.

As Noites no Paraguai
A moda das serestas tão brasileiras, com violeiros e cantadores a transbordar de amor junto a janela da bem amada, ainda tão em uso no nosso interior, igualmente no Paraguai quantas e quantos corações suspiram ao ´som dolente de uma “Índia” nostálgica e romântica, de “Mi dicha lejana” (sempre tão perto de quem ama) e outras paginas célebres.
Como são belas as noites do Paraguai! Luar, um sorriso, uns cabelos negros ornamentados um lindo rosto, as tranças sempre de lado, a calmaria do lugar e o Deus Cupido sempre presente! Não fosse as paraguaias do protótipo de amor, do carinho, da ternura.

As Harpas Nos Levam Até Lá
Foi com o propósito de transportar, musicalmente, os admiradores da nação gurarani até os mas distantes rincões daquela pátria, que a RGE convidou Osvaldo Gaona e seu conjunto para “criarem” o ambiente necessário. E desde a primeira faixa, até o final deste disco as harpas maravilhosas nos suspendem, em seus sons saltitantes e também suaves, e em uma viagem maravilhosa, chegamos ao Paraguai.
E, a parti do instante em que, pisamos solo guarani, melodias as mais belas, nos cercam por todos os lados. E ora sorrimos, ora amamos, ora ficamos tristes, nostálgicos, pensativos e felizes. E a nos rodear, um circulo, deliciosamente vicioso de musicas como “Pajaro Campana”, “Madre Buena”, “Tu Recuerdo”, “Anahí”, “Mi dicha lejana”, “Mis noches sem ti”, “Colorado”, “Guarany”, “Mi despedida”, “Noches del Paraguay”, “Índia”, “Cascada”, “Suspiro”, “Missione”, “No tengo la culpa”, “Llegada”, “Carreta Guy”, “Isla Sacca”, “Lejania”, “Recuerdos de Ipacaray”, “Bahia de Guanabara”, “Sueño de Angelita”, “Gessy”, “Lacrima de Amor”, “La Carreta Campesina”, “Tres de Majo”, “Madrecita”, “Ojos Azules”, “Morena de Ojos floridos”, “Virginia”. Cada melodia contando uma historia, um lamento uma saudade.

Harpa Veio do Céu
Contam as lendas que as boas pessoas, ao deixarem a Terra no momento em que “entram” no Céu, são saudadas por uma musiquinha celestial. É o comprimento dos mais felizes la de cima. Verdade ou não, pouco importa, pois aqui na Terra, cá em baixo mesmo, poderemos nos dar ao luxo de ouvir os mesmos sons, sem sacrifício da própria vida...
Sem paramentos angelicais, mas tocando como um deles. Osvaldo Gaona “ensaia” aqui em baixo para tocar depois, lá em cima..Seus dedos leves e ágeis, ao tocarem as cordas parecem desejosos de burilar as notas musicais. E Gaona consegue transformá-las em delicadíssimos objetos invisíveis que causam a tranqüilidade espiritual.
Aliado a seus dedicados instrumentistas, Gaona dá-nos uma amostra da maravilhosa arte de tocar harpa, dom de tão poucos. E se não bastasse isso, a reunião dos mas famosos compositores presentes nesta seleção identificam este Lp como uma verdadeira ‘Jóia “musical”.
E agora, descansadamente nervosos ou tranqüilos, deixemos que os sons das harpas maravilhosas penetrem em nossos ouvidos. Aí então tudo será paz, sonho, alegria...
Miguel Vaccaro Neto.
COMPRAR

2 comentários:

Anônimo disse...

Hi I'd like to congratulate you for such a great quality site!
thought this is a perfect way to introduce myself!

Sincerely,
Edwyn Sammy
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/hanukkah-party-supplies.html]hanukkah Party Supplies[/url].

Anônimo disse...

Hello. My wife and I bought our house about 6 months ago. It was a foreclosure and we were able to get a great deal on it. We also took advantage of the 8K tax credit so that definitely helped. We did an extensive remodeling job and now I want to refinance to cut the term to a 20 or 15 year loan. Does anyone know any good sites for mortgage information? Thanks!

Mike