terça-feira, 28 de agosto de 2007

LP / VINIL SIMON & GARFUNKEL1968 MONO


LP SIMON & GARFUNKEL
Os Grandes Sucessos de Simon & Garfunkel

MONO CBS
37578
1968

A nova juventude musical dos EEUU conhecida também como “The Rock Generation”, conseguiu algo que a canção popular americana necessitava há gerações: tirou a criação de letras e músicas das mãos dos compositores vulgares e as entregou a poetas, dentre os quais destacam-se Bob Dylan, Lennon & Mc. Cartney, Mick Jagger, John Phillips, Tim Hardin, John Sebastian, Donovan, Neil Diamond e Simon & Garfunkel.
Antes de surgirem estes compositores, a musica jovem era apenas fabricada apenas com algum ritmo e rimas triviais; tal não acontece agora, pois alem de apresentarem ótimo “balanço”, mostram também beleza, sinceridade e significado.
A musica de Simon & Garfunkel é inspirada no cancioneiro folclórico, porem apresenta leves toques de rock n roll, sendo o seu núcleo composto de tristezas, existência ilusória, a dor de ver o tempo passar e a falta de comunicação. Estes são temas adolescentes porem merecedores de toda atenção por parte dos adultos, também atingidos pela mensagem enviada por aqueles jovens trovadores.
Paul Simon e Art Garfunkel conheceram-se garotos e com apenas treze anos de idade já cantavam juntos, aproveitando suas horas de folga em ensaios, correção de pronuncias e balanceamento de vozes. Os estudos entretanto impediram que eles levassem suas carreiras mais a serio, e também o fato de seguirem universidades diferentes. Nesse meio tempo, Paul começou a escrever canções e após formar-se efetuou sua primeira viagem à Europa; periodicamente Art entre seus deveres de estudantes reunia-se a Paul e os dois tornaram-se bastante conhecidos em Londres. A canção “THE SOUND OF SILENCE”, gravada na Inglaterra ao contrario do que sempre acontece, popularizou-os em seu próprio país; esta musica se refere a inabilidade do homem em se comunicar com o próximo; vendeu rapidamente mais de um milhão de discos, iniciando uma corrente de sucessos como: HOMEWARD BOUND, I AM A ROCK, A HAZY SHADE OF WINTER, FAKIN IT, AT THE ZOO e finalmente MRS ROBINSON, tema do filme “A Primeira Noite de um Homem”, que foi o maior hit da dupla, permanecendo durante dois meses em 1º lugar nas paradas de sucesso. Deve-se notar também o genial arranjo da música 7 O CLOCK NEWS/SILENT NIGHT, com a melodia natalina Noite Feliz contrastando ao fundo com noticias de guerra, mortes e desgraças do mundo atual.
Esta é a musica de Simon & Garfunkel. O que eles dizem da condição humana nos é mostrado em termos artisticamente válidos, tanto na beleza, quanto na poesia de suas próprias composições.
Durval Azevedo

MRS. ROBINSON (P. Simon) (do filme “A Primeira Noite de um Homem)”.
HOMEWARD BOUND (P. Simon)
FAKIN IT (P. Simon)
A HAZY SHADE OF WINTER (P. Simon)
AT THE ZOO (P. Simon)
THE 59 th STREET BRIDGE SONG (Feelin Groovy) (P. Simon)
THE SOUNDS OF SILENCE (P. Simon)
SCARBROUGH FAIR / CANTICLE (P. Simon – A Garfunkel)
RICHARD CORY (P. Simon)
A SIMPLE DESULTORY PHILIPPIC ( Or How I Was Robert McNamara d Into Submission) (P. Simon)
I AM A ROCK (P. Simon)
7 O CLOCK NEWS / SILENT NIGHT (P. Simon)


COMPRAR

Nenhum comentário: