segunda-feira, 27 de agosto de 2007

LP / VINIL THE MASTERPIECE STRINGS AS MAIS LINDAS VALSAS BRASILEIRAS


LP THE MASTERPIECE STRINGS AS MAIS LINDAS VALSAS BRASILEIRAS

HI FI MASTERPIECE
MASTER 552

Originaria da Europa, sublimando-se, na Áustria, com os dois Strauss, pai e filho, não desdenhada mesmo pelos grandes mestres da música clássica, como Bethoven, Mozart e Chopin, a valsa é, talvez, entre os ritmos de dança, o mais caricioso, aligero e ondulante. Outros ritmos vieram, mais vivos, mais rápidos, mais trepidantes, refletindo melhor a nova mentalidade humana, que o avento do século XX, com o petróleo e a eletricidade, tornara mais vibrante, mais pratica, mas utilitária, empolgada pela vertigem dos “records” de velocidade e produção, galvanizada pela idéia de fazer do átomo um escravo dócil e fácil, capaz de oferecer o Maximo de tudo dentro do mínimo de nada. E a era da valsa pareceu ter passado, sucedida que foi por uma serie imensa de compassos outros, que trocavam a melodiosa cadencia do grande ritmo pelo saracoteo desenfreado das ancas e o desengonço polichinelesco das pernas e braços.
Mas a verdade é que a valsa não passou e há- de sempre possuir legiões de adeptos fiéis, enquanto subsistir no coração humano, sob a grossa casca do que se convencionou chamar de espírito moderno, um pouco daquela seiva que brota das raízes mais profundas de nossa alma e instila em nós um resto de romântica doçura e de balsamizante lirismo.
Facilmente assimilada por todos os povos e em todos os quadrantes, aclimatou-se ela maravilhosamente na inspiração dos compositores brasileiros, casando ao seu espírito alegre e suave a poesia e a suavidade da alma da nossa terra e de nossa gente. São inúmeras em nossos cancioneiro, as paginas em que a valsa produziu maravilhas, impregnadas, todas elas, de deliciosa ternura e delicadeza encantadora. Zequinha de Abreu, por exemplo um dos grandes cultores da valsa no Brasil, fixou no pentagrama verdadeiras obras-primas que até hoje nos acariciam o ouvido e falam de muito perto ao nosso coração.
Muito feliz, portanto, a idéia da gravadora de Nilo Sergio de oferecer ao público brasileiro, sob a etiqueta HI FI MASTERPIECE, esta coletânea de dez lindas valsas em que, ao lado de quatro belíssimas composições do saudoso musicista patrício, aparecem outras magníficas, de autores vários, todos eles bafejados pelo mesmo sopro de notável inspiração.
Na execução primorosa de uma excelente orquestra de cordas, integrada de nada menos de dezesseis violinos, duas violas, dois cellos, alem de piano, baixo, harpa, celeste, bells, oboé, clarone e flauta, o presente ‘long playing” realmente merece o nome que lhe foi dado, de vez que reúne, na verdade, “As mais lindas valsas brasileiras”.
Se acrescentarmos que a gravação foi realizada em alta qualidade, com todos os requintes de perfeição que a mais moderna técnica eletrônica tornou possíveis, teremos dado aos discófilos do Brasil uma indicação final e positiva sobre a excepcional qualidade de som do disco. Tão certa está, aliás a etiqueta HI FI MASTEPIECE da aceitação de seu ótimo LP que já programou a confecção de novos álbuns, sendo mais um de valsa e outros de grandes sucessos internacionais – todos, como sempre, em alta fidelidade e na interpretação magistral da brilhante orquestra “The Masterpiece Strings”
Sebastião Fonseca

FACE A
NANCY
BOA NOITE AMOR
PRIMAVERA DE BEIJOS
ENCANTAMENTO
RESSURREIÇÃO
FACE B
BRANCA
ELZA
AURORA
SAUDOSO ADEUS
AMANDO SOBRE O MAR
COMPRAR

Nenhum comentário: