quarta-feira, 1 de agosto de 2007

LP / VINIL - ORQUESTRA DE MUSICA BRASILEIRA


LP - ORQUESTRA DE MUSICA BRASILEIRA

LPTT 001
1988

ARRANJOS:
Roberto Gnattali
Luiz Otavio Braga
Henrique Cazes

GUIA DO OUVINTE: Por Oziel Moreno Bronzeado (membro da Associação Brasileira dos Redatores de Contracapas de Discos)
A bolacha de estréia da OMB (leia se Omb) é trabalho refinado e cuidadoso, feito sob medida para os ouvidos mais sensíveis. Inclusive os surdos alfabetizados poderão apreciar o disco através deste detalhado guia do ouvinte. Na verdade, o Guia é tão bom que cheguei a pensar em grava lo, dispensando as musicas. Mas minha hora ainda não é chegada.
O LP inicia com MEU AMIGO TOM JOBIM, composição de Radamés Gnattali, baseada no tema Domingo azul no mar....
Segue se QUEBRA PEDRA, baião bossa de Tom Jobim, que atende também pelo nome de Prietoria officinalis....O arranjo de Roberto Gnattali possui as características de um pequeno poema sinfônico, do gênero épico, onde são louvadas as propriedades do quebra pedra, seu ciclo natural e sua inserção na cultura.
A primeira vista, o clássico de Ari Barroso AQUARELA DO BRASIL, parece ter recebido de Luis Otavio Braga um approach sinfônico. Mas é só aparência, as intenções do arranjador são mais profundas....
JURA é peça de resistência.Até então considerada obra de inspiração puramente brejeira, de inocente pernosticismo mulato, a composição revela se, neste disco, um maxixe criptográfico, travestido de samba, especialmente endereçado aos adeptos de uma tal seita A.M.O.R....
A ultima faixa do lado A é o maxixe de autor anônimo OU VAI OU RACHA, registro pirata realizado durante a invasão de uma gravadora multinacional pela OMB. Expusos pleos seguranças, a segunda parte da musica e o sesu final ainda poderão se escutadas no inicio do lado B, se o ouvinte for tão rápido virando o disco, quanto a valente orquestra fooi evacuando o recinto.
AVENIDA é a obra prima belle epoque de Anacleto de Medeiros.Dobrado retilíneo, rasgando o centro da cidade com seus 1800 metros de comprimento. 33 de largura e 46.772 contos de reis de orçamento. Composto para inauguração da Avenida. Obra prima do engenheiro Paulo Frontim, a arqueologia musical de Henrique Cazes resgata o do ouvido e lhe empresta, através de um arranjo rigoroso, o caráter de monumento a invenção da Cidade Maravilhosa.
MARIMBADA, do ilustre contrabaixista Adriano Giffoni, é obra deste gênero, ambíguo por natureza.
Não poderiam faltar neste caleidoscópio sonoro alguns sulcos dedicados a musica de vanguarda. A peça escolhida CANTOS SILVESTRES, é parte de um álbum especial da OMB, que será lançado brevemente, intitulado No swing de pausas....
Com AFOXÉ, de Adriano Giffoni, a cultura afrobaiana ganha sua primeira versão orquestral. Afoxé é raiz, mandioca no pé..
FREVEREIRO, do Roberto Gnattali e Marcos Leite condensa os vários carnavais brasileiros em uma só obra.

LADO A
MEU AMIGO TOM JOBIM
QUEBRA PEDRA
AQUARELA DO BRASIL
JURA
OU VAI OU RACHA

LADO B
OU VAI OU RACHA
AVENIDA
MARIMBANDA
CANTOS SILVESTRES
AFOXÉ
FREVEREIRO
COMPRAR

Nenhum comentário: