quarta-feira, 15 de agosto de 2007

LP / VINIL - ADONIRAN BARBOSA - DOCUMENTO INEDITO 30 ANOS OLIVETTI




LP - ADONIRAN BARBOSA - DOCUMENTO INEDITO


EDIÇÃO ESPECIAL / ESTUDIO ELDORADO
30 ANOS DE OLIVETTI


Serie Luxo


86 84 0437


ACOMPANHA JORNAL DA GENTE DEZ 1989


OLIVETTI 30 ANOS DE BRASIL
Este é mais um Lp do meu marido. Pena que ele não possa viver comigo a emoção de escutar um trabalho tão bonito. Lembro-me de sua grande alegria quando viu prontos, em 1974 e 1975, os seus dois primeiros Lps gravados gravados graças ao esforço de Pelão e, em 1980, quando Fernando Faro produziu o terceiro, com participação dele e varios artistas convidados.
Acabo de ouvir a fita deste comovente documento, produzido por Nogueira e Aluizio, lá mesmo na Radio Eldorado, que era uma segunda casa de Adoniran. Ali ele fazia diariamente sua sesta, depois do almoço na cidade. Era o ponto onde marcava encontros, telefonava, resolvia shows.
Depois de ouvir a fita, não posso deixar de escrever aqui: foi a coisa mais emocionante que escutei em minha vida. Mais do que um disco, vai ser um retrato do meu companheiro. Um retrato falado e cantado. Adoniran esta inédito nele, como esteve durante quarenta anos, na intimidade da nossa casa. Sua inteligencia, suas piadas, alegrias e queixas, aquele jeito unicamente seu de comentar as coisas. Meu Deus, que trabalho bonito e verdadeiro!
Este disco foi feito sem artificios de estudio, arranjos, essas coisas que eu não entendo direito. Mas eu entendo muito de Adoniran Barbosa. E acho que o Lp do Estudio Eldorado é inteiramente fiel a sua memória. Impossivel Ouvi-lo sem chorar de saudade, de emoção, de amor.
São Paulo, abril de 1984
Mathilde Barbosa.
Prova de Carinho
La vem ele, andar gingado, costurando a Beijamin Constant , a Quintino Bocaiuva - sede da Record: São Paulo importante era ali. O chapéu maroto, a gravata borboleta irreverente, esparramando sorrisos e boas tardes - São Paulo era sua.
A São Paulo do Bixiga, da Consolação, do Viaduto Santa Efigenia. A São Paulo interiaque virou samba, que viroou nosso jeito de falar "meio alici -meio mozzarella": a São Paulo meio um pouco todos nós - coração aqui, coração lá na Itália.
Por tudo isto, fica dificil não escolher Adoniran Barbosa para marcas estes nossos 30 anos de produção Olivetti, nesta São Paulo ìtalo-brasileira. Ele habita nossa memoria, nesta cidade hoje tão diferente da mesmice de ontem. As mesmas ruas estão aí luzes evanescentes da nossa cidade, transmutadas em samba: amor capaz de cantar a Marginal do Tietê, como cantaría a Praça da República.
Cantou a cidade pedaço de cada um de nós.
Nós da Olivetti, somos tambem tudo e todos que ele cantou desta cidade: o Trem das Onze, Iracema, o Bixiga, a Luz ainda da Light, a Prova de Carinho, a Saudosa Maloca.
Saudoso Adoniran. Nossos 30 anos aqui ficam como Prova de Carinho.
Lá vem ele, andar gingado, povoando nossos sonhos de resgatar esta cidade.
Silêncio, cavaquinho!
F. Giannini.

Faixas


1
Prefixo do Programa "Fino da Bossa" (Elis Regina e Adoniran Barbosa)
Saudosa maloca (Adoniran Barbosa) Luz da Light (Adoniran Barbosa) Prova de carinho (Adoniran Barbosa-Hervé Cordovil) As mariposas (Adoniran Barbosa) Um samba no Bixiga (Adoniran Barbosa) Bom dia tristeza (Adoniran Barbosa-Vinicius de Moraes) Trem das onze (Adoniran Barbosa)
Interpretação: Adoniran Barbosa / Elis Regina

2
Fala de Adoniran Barbosa
Filosofia (Noel Rosa)

3
Samba italiano
(Adoniran Barbosa)

4
Fala de Adoniran Barbosa
Iracema (Adoniran Barbosa) Rua dos Gusmões (Adoniran Barbosa)

5
Fala de Adoniran Barbosa
Já fui uma brasa (Adoniran Barbosa-Marcos César) Não quero entrar (Adoniran Barbosa) Gente curiosa (Adoniran Barbosa-Elzo Augusto) Viaduto Santa Efigênia (Adoniran Barbosa-Alocin)

6
Fala de Adoniran Barbosa
Véspera de natal (Adoniran Barbosa)

7
Armistício
(Adoniran Barbosa - Eduardo Gudin)
Minha nega (Adoniran Barbosa-Carlinhos Vergueiro)

8
Fala de Adoniran Barbosa
Só tenho a ti (Adoniran Barbosa-Ilda Hilst) Fala de Mathilde (Viúva de Adoniran Barbosa) Prova de carinho (Adoniran Barbosa-Hervé Cordovil)
COMPRAR

Nenhum comentário: