terça-feira, 10 de junho de 2008

SERGIO CABRAL NO TEMPO DE ALMIRANTE UMA HISTORIA DO RADIO E DA MPB


SERGIO CABRAL NO TEMPO DE ALMIRANTE
Uma história do Rádio de da MPB
Francisco Alves Editora
ISBN 8526502107
1990


Ao narrar a história de Almirante, Sergio Cabral, em texto leve e agradável, com muita riqueza documental, penetra na história do Rádio, da televisão, da Música Popular e, através de trilhas singulares, na própria história do Brasil.
"Rádio só é diversão para quem ouve; para quem faz é um trabalho como outro qualquer. "Esta frase cunhada por Almirante, foi timbrada em seus papéis de correspondência e emoldurada em quadro que sempre adornou as paredes de seus gabinetes de trabalho.
Não sabemos o que levou Almirante a definir o Rádio dessa maneira, mas para quem conviveu com ele e para os leitores desta biografia arrebatada de Sérgio Cabral, leitores que passarão a conhecer Almirante, fica bem claro que essa definição só não se aplica, mesmo, ao próprio Almirante, pois o Rádio para ele nunca foi só diversão e, muito menos, nunca foi um trabalho como outro qualquer. O Rádio foi, sim, sua vida.
Henrique Foreis Domingues, o Almirante, no decorrer de sua carreira obstinada de Radialista, foi adquirindo novas faces e conquistando novas dimensões: cantor, compositor, dublador, folclorista, etnólogo, pesquisador, educador e, acima de tudo, criador/renovador por excelência, que lançou raízes e moldou formas definitivas de um sem números de programas que ainda hoje; conscientemente ou não, servem de modelo para programas de Rádio e televisão. Devotando-se ao Rádio, soube sempre respeitá-lo, a ponto de só grafar a palavra Rádio com R maiúsculo. Sim, a vida de Almirante caracterizou-se pelo empenho em fazer, melhor do que ninguem, programas de Rádio, desde os primórdios do Rádio no Brasil até a sua época áurea, que precedeu a entrada avassaladora da televisão no cotidiano do homem brasileiro.
Mas, curioso, a paixão de Almirante pelo Rádio transmudou-se em paixão do biógrafo, Sérgio Cabral, pelo biografado, Almirante. Só mesmo a paixão, o jeito coloquial e intimista do contador de histórias e a narrativa gostosa de Sérgio Cabral poderiam produzir este livro, que, mais do que um relato sobre a vida de Almirante, é também uma história rica do Rádio no Brasil e uma abordagem fascinante de aspectos originais e de personagens marcantes da MPB.
Mais curioso, ainda, é que a paixão de Almirante pelo Rádio e a paixão de Sergio Cabral por seu biografado contagiaram Herminio Bello de Carvalho, que, numa vibrante apresentaçao do livro (apresentação que ele preferiu chamar de antiprefácio), exalta e saúda, com entusiamo de também apaixonado, biografado e biógrafo. Esse "antiprefácio" aguça a vontade de logo enveredar pela via do Homem do Rádio, Almirante.
E para os que viveram nos tempos de Almirante está reservado um prêmio a mais sob a forma da possibilidade palpável de quase ouvir/reviver a voz segura, firme, abaritonada com que Almirante invariavelmente abria seus programas: BOA NOITE, OUVINTES DO MEU BRASIL.
LMSL Maio de 1990.


Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: