LP A ARTE DE PACO DE LUCIA
1975
2 Lps
FONTANA
Em 21 de dezembro de 1974, nasceu Paco de Lucia em, Algeciras, provincia de Cádiz, Batizado como Francisco Sanchez Gomes, filho de guitarrista. Isto fez com que a guitarra fosse, para ele, seu primeiro brinquedo e que, aos doze anos já gravasse discos acompanhando seu irmão mais velho, Pepe de Lucia, cantador.
Desde essa época, só em sua última fase discográfica, gravou 11 Lps como solista e interveio em outros tantos.
O pai e seus irmãos, Ramon e Pepe, deram-lhe a base de sua formação e muito rapidamente sua fama se estendeu pelos ambientes flamencos, a ponto que, quando quis se apresentar no Concurso de Cátedra de Flamencología, de Jerez de la Frontera, não pôde, devido a sua pouca idade, mas lhe foi concedido um troféu especial: O Prêmio Internacional de Acompanhamento. Isto ocorreu em 1962, quando contava apenas 14 anos.
Da grande tradição guitarrista flamenca, ele considera importante Javier Molina, Ramon Montoya, Miguel Borrul e Manolo el de Huelva e Niño Ricardo, a quem conheceu e admira especialmente. Na guitarra flamenca atual, destaca Sabicas.
Apesar de seu extraordinario preparo técnico e de sua absoluta dedicação ao conhecimento do instrumento, considera-se um homem intuitivo no terreno artístico. Participou assim, de curiosas experiências, como os primeiros trabalhos de Jazz Flamenco.
Paco de Lucia começou em Madri e em Sevilha sua grande serie de concertos nacionais pelas diversas cidades espanholas. Paco de Lucia foi descoberto por grande parte do público jovem de outros países.
Por ocasião do inicio dos seus concertos, Paco de Lucia lançou um álbum que foi um êxito total em todo o país e comoveu a opinião dos críticos, especialistas e afeiçoados da guitarra em quaisquer de suas dimensões.
Presentemente, Paco de Lucia é o guitarrista espanhol de maior prestígio dentro e fora de Espanha. E seu prestígio não precisou de falsas imagens nem de apoios comerciais excessivos. Sua guitarra se impôs por si mesma. Seu talento parte sempre de sua cultura e de suas raízes musicais e chega a improvisações e resultados surpreendentes.
Deste álbum houve uma peça; uma rumba, que se destacou entre as demais improvisações. Trata-se da rumba "Entre dos Aguas". Paco de Lucia encontrou seu lugar, seu horizonte e seu futuro: a guitarra é uma improvisação e evolução constante a parti das raízes musicais onde nasceu sua vocação de músico: o Flamenco.
Violões Acompanhantes: Ramon de Algeciras, Enrique JImenez, Cepero, Isidro de Sanlúcar, Julio Vallejo e Ricardo Mondrego
DISCO 1
LADO 1
PANADEROS FLAMENCOS
ANDALUCIA DE LECUONA
CEPA ANDALUZA
IMPETU
AIRES CHOQUEROS
LADO 2
ENTRE DOS AGUAS
MANTILLA DE FERIA
PUNTA UMBRIA
PLAZUELA
PERCUSION FLAMENCA
DISCO 2
LADO 1
LLANTO A CADIZ
JEREZANA
EN LA CALETA
EL TAJO
ZORONGO GITANO
SEVILLANAS DEL SIGLO XVIII
LADO 2
LOS CUATRO MULEROS
NANA DE SEVILLA
CAFE DE CHINITAS
EL VITO
LOS PEREGRINITOS
LAS TRES HOJAS
Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário