segunda-feira, 2 de junho de 2008

LP WORLD STAR FESTIVAL 1969 PARA AJUDA DOS REFUGIADOS DE TODO MUNDO


LP WORLD STAR FESTIVAL UNS 3

PARA AJUDA DOS REFUGIADOS DE TODO O MUNDO
1969
88888 DY


MENSAGEM DO JURI HONORARIO
..Da necessidade de socorrer os refugiados de todo o mundo, nasceu a idéia do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), da gravação de discos únicos e em especial WORLD STAR FESTIVAL. Foi necessario recorrer ao enorme problema humano existente em todo o mundo a fim de reunir num só disco tão grandes nomes do mundo do espetáculo. Os artistas presentes neste albúm contribuíram com o seu talento, a indústria fonográfica correspondeu generosamente, a Federação Americana de Músicos e os editores tornaram possivel a seleção sem pagamentos de direito de autor.
..A todos estes, e aos fabricantes, distribuidores e vendedores de discos que puzeram os seu serviços a nossa disposição, nós, os membros do juri honorário do Alto Comissariado como em nosso próprio nome e também em nome dos refugiados de todo o mundo, os quais finalmente tirarão proveito dessa generosidade.
Bert Kaempfert, Leonardo Bernstein e André Previn


WORLD STAR FESTIVAL


Lado 1
The happening (E. Holland / L. Dozier / B. Holland)
DIANA ROSS & THE SUPREMES
Diana Ross e as originais Supremes (Mary Wilson e Florence Ballard) apresentam um dos seus maiores exitos - a canção tema do filme "The Happening" - cheia de entusiasmo contagiante, esta interpretação do disco de ouro tem todo o fulgor que fez deste talentoso grupo de raparigas de Detroit o maior grupo mundial feminino de todos os tempos.


What the world needs (B, Bacharach / H. David)
DIONNE WARWICK
Em Dionne Warwick os compositores Burt Bacharach e Hal David encontraram o meio perfeito para expressão de sua arte. O resultado foi uma das maiores associações da música popular. O talento de todos os três esta ampliamente evidenciado neste número - a poesia de David, a música de Bacharach em estilo de valsa-jazz e a voz de Dionne com aquela característica muito sua que é uma mescla de intensidade e ternura.


Georgia on my mind (S. Gorrell / H. Carmichael)
RAY CHARLES
Se querem saber tudo acerca da soul-music ouça o homem que já a cantava antes de o termo ser conhecido. Cego aos três anos, orfão aos quinze, Ray Charles superou estas dificuldades para se transformar no gigante musical que é hoje. Em tudo que escreve, toca ou canta há uma experiência vivida. A sua categoria aqui expressa num dos seus maiores exitos de Stuart Gorrell / Hoagy Carmichael, o sempre fresco Georgia, não constitui exceção.


Cowboys and Indians (S. Lake)
HERB ALPERT & THE TIJUANA BRASS
O homem de Los Angeles que conseguiu um som diferente e alegre para a música popular com o seu trompets mariachi mexicano oferece uma de suas tipicas interpretações da composição de Sol Lake Cowboys and Indians. O arranjo esta cheio de contrastes. O som familiar e vibrante da Tijuana tem um fundo suave de cordas enquanto em primeiro plano as marcas e as marimbas pulsam exoticamente um ritmo irresistível.


Homeward bound (P. Simon)
SIMON & GARFUNKEL
O talento duo de Paul Simon e Art Garfunkel, famosos pela objetiva canções que compõe sobre temas simples do dia a dia, escolheram para êste albúm um dos seus primeiros sucessos. o Homeward bound de Paul no qual a mistura atraente de das suas vozes se harmoniza perfeitamente com a nostalgia simples do tema.


For the first time in my life (E. Greines)
TOM JONES
A contribuiçao de Tom Jones tem um título apropriado pois êle grava esta canção (do compositor texano Edwin Greines) pela primera vez neste disco. Interpreta-o com todo o poder e dramatismo que fêz dele ex-operário de construção civil do País de Gales, um grande vocalista logo desde o início da sua carreira musical.


The best goes on (S. Bono)
SONNY & CHER
Um original de Sonny, um exemplo típico do espírito subtil dêste duo composto por marido e mulher cuja música encerra sempre uma mensagem. Em oposição ao Beat que realmente continua, êles contam-nos que apesar de aparente progresso do homem nas coisas superficiais tais como, a moda, carro, supermercados, nada muda realmente. Guerra e pobreza, por exemplo, estão sempre conosco...


The singer song his song (M. Gibb / B. Gibb / R. Gibb)
THE BEE GEES
Um original dos irmão Gibb - Barry Gibb (iniciais de Bee Gee) e dos gêmeos Robert e Maurice - que conquistaram a Australia, a Inglaterra e finalmente o Mundo com os seus números perfeitamente distintos, qualidade de som é a sua principal característica; ouçam este soberbo arranjo orquestral, típicos das mellhores obras, e verão...


Lado 2
I've got a song for you (L. Holmes / A Stillman)
SHIRLEY BASSEY
Shirley, que ainda não há muito tempo ajudou o povo de sua Pátria, o País de Gales, com um espetáculo na América a favor do Aberfan Disaster Fund, contribuiu para esta nobre causa com um dos seus últimos sucessos I've got a song for you, a qual foi escrita especialmente para ela. Para si também, ela contribuirá com um magnifíco espetáculo.


May each day (M Green / G Wyle)
ANDY WILLIAMS
Andy Williams não podia ter escolhido melhor número para êste album - uma melhor demostração para sua voz quente e suave. Este seu sucesso de fato, possui uma característica que conduziu Williams ao top como cançonista, artista de night club e personagem importante na TV - um simples e sincero apêlo ao pessôas de tôdas as classes e idades.


Thoroughly modern millie (S. Cahn / J v Heusen)
JULIE ANDREWS
O título feliz da canção na qual a estrela de My Fair Lady Mary Poppins The Sound of Music e Camelot surpreendeu e deliciou o mundo pela atuação como adolescente. Ele atua com tal entusiasmo que novos e velhos acompanharão no irresistível ritmo dos...anos vinte.


I'll go on loving her (Je I'aimerai toujour) (Ch. Aznavour)
PAUL MAURIAT & HIS ORCHESTRA
O maestro francês cujo o toque mágico transformou a canção Love is blue batida no Festival da Eurovisão no grande vencedor mundial, apresenta como sua contribuiçao um número bem conhecido do repertorio de Aznavour, com quem trabalhou durante muitos anos. Estarão presentes todos os seus arrebatadores instrumentos de corda, grupo de ritmo e o som muito especial do seu cravo.


Talk to the animals
SAMMY DAVIS JR
Alcunhado o Homem Espetáculo, Sammy Davis Jr frequenta os palcos desde a idade de 4 anos. Entusiamo, vitalidade e versatilidade tornaram-se as principais armas na sua profissão e êle dá-nos-las tôdas em grande quantidade nesta poderosa e ritmica versão da canção exito do delicioso filme musical Dr Dolittle.


I think it's going to rain today
DUSTY SPRINGFIELD
Dêsde que Dusty deixou o grande grupo vocal inglés The Springfields em 1963, um dos segredos de seu sucesso como solista foi o cuidado e o gôsto puro na escolha de repertório bem como a sua preocupação pela qualidade dos arranjos, aquí esta uma canção com um arranjo que satisfaz estas características e que a sua voz única personaliza.


September of my years (S cahn / J v Heusen)
FRANK SINATRA
Após cerca de 30 anos cobertos de glórias, A Voz continuou a ser A Voz dos espetáculos, sempre imitada mais jamais igualada. E de todos êsses anos e de todos êsses sucessos, Frank escolheu como sua contribuição um número que foi um verdadeiro marco de sua carreira: a canção título do espetáculo de TV que assinalou seu 25º aniversario como cantor.


He touched me (M Schafer / l Levin)
BARBRA STREISAND
O nome de Barbra é suficiente para identificar a rapariga de Brooklyn que se transformou na rapariga dourada de Broadway. E é um dos sucessos de seu show na TV Meu nome é Barbra que ela nos apresenta neste disco. Original de Drat! The Cat! obra musical agora esquecida, He touched me ganha nova vida na interpretação de Barbra.


EM SOCORRO DOS REFUGIADOS DE TODO O MUNDO
"...Refugiado" - esta palavra invoca, como por magia, confusão de formalidades, travessias através de fronteiras, individualmente ou em grandes grupos, deixando para trás lares, entes queridos e haveres. Desarreigado e privado de recursos, o refugiado deixa o seu país desde qualquer espécie de violência ou opressão que apareça.
Para proteger e assistir ao número crescente de refugiados de todo o mundo, a comunidade internacional, criou a Agência de Assistência e Trabalho das Nações Unidas (UNRWA) para olhar pelos refugiados palestinos no Próximo Oriente entregando todos os outros al Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR).


COMO É QUE O UNHCR AJUDA OS REFUGIADOS?
A principal tarefa do UNHCR é dar proteção internacional aos refugiados, isto para compensar o fato de que um homem sem país é um homem sem direitos. O UNHCR favorece o estabelecimento de acordos internacionais para resolver a situação particularmente vulnerável do refugiado nestas circunstâncias.
Ao abrigo destes acordos, o refugiado pode obter documento e salvos conductos necessarios; são-lhe garantidos direito fundamentais como indivíduo, tanto em emprêgos, como em educação, liberdade religiosa e acesso a assambleias. Uma das garantias particularmente vitais é a de que o refugiado nunca deverá ser enviado para um país onde a sua vida e liberdade estão em perigo.


SOBREVIVER NÃO É SUFICIENTE
O refugiado pode precisar de alimentação, vestuário, abrigo ou assistencia médica, apenas para sobreviver até que uma solução seja encontrada. Contudo, o sobreviver não é suficiente. Poderá de sua livre vontade, decidir voltar para casa, com ou sem assistencia da UNHCR. Se por qualquer razão decide não o fazer, deverá estar em posição de prover ap seu próprio sustento, no país que o acolheu ou em qualquer outro.
Caso o governo do país em questão o solicite, o UNHCR fornece meios para providenciar a assistencia necessaria. Contudo, a técnica utlizada pelo UNHACR depende da natureza do problema.
Na Europa por exemplo, logo após a segunda guerra mundial, a emigração em massa foi de mais de um milhão de refugiados. Mas na Africa e na Asia, onde neste campo existe hoje um dos grandes problemas de nossos dias, ivariavelmente a questão é de instalar os refugiados no primeiro país aonde estes chegam.


ASSISTENCIA NA ASIA E NA AFRICA
Esta assistencia requer a instalação de novas comunidades, geralmente em região de escassa densidade populacional. Estradas e pontes de ser construídas, as terras desbravadas, os pãntanos drenados, os poços abertos, os campos irrigados e criadas as facilidades comunais, tais como escola e dispensários.
Além disso a África e Ásia são constituidas por paises que recentemente se tornaram independentes e portanto carecendo de recursos necessários para o seu próprio desenvolvimento nacional. Por mais hospitaleiros que sejam ao oferecerem asilo e terras, não se pode esperar dêles que tomem a seu cargo sem qualquer ajuda tôdas as despesas que envolvem a acomodação de grandes grupos de refugiados que repentinamente entraram em seu territórios. É neste momento que o UNHCR entra em ação.
O UNHCR não empreende tal tarefa sozinho. Em cooperação com o Govêrno interessado, assegura o apôio das agencias especializadas das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, agências particulares são mobilizadas. Muitas vezes estas organizações tornam-se os co-participantes operacionais no campo da assistencia diária, dadas as limitações da UNHCR.
O último objetivo do UNHCR é ajudar os refugiados a libertarem-se na medida do possivel, da situação de refugiados, ajudando-os a desenvolver a suas próprias capacidades e deste modo aquêles são levados a utilizar o seu trabalho em beneficio próprio, tirando desta maneira o melhor partido do país que os acolheu.


APROXIMAÇÃO APOLITICA
A chave do sucesso do UNHCR é a sua aproximação exclusivamente humanitária e apolítica. Tanto os paises de origem com os de asilo, têm expressado seu apreço pelas atividades que êste exerce. Como um todo, a comunidade internacional manifesta-se não só ajudando na acomodação dos refugiados, mas também na eliminação de fontes de profundo conflito, contribuindo assim para a paz e para a estabilidade.


FORMA COMO ESTE DISCO AJUDARA OS REFUGIADOS
O UNHCR necessita de fundos que lhe permitam o prosseguimento da sua tarefa. Como os que lhe são proporcionados pelos Govêrnos e organizações privadas são insuficientes, precisa, portanto, de se aproximar do publico. Com êsse fim, editou discos de 33 rotações: ALL STAR FESTIVAL em 1963 INTERNATIONAL PIANO FESTIVAL em 1964 e agora WORLD STAR FESTIVAL cujo lucro total liquido é exclusivamente dedicado a assistencia aos refugiados.
A Agencia de Assistencia e Trabalho das Nações Unidas para os refugiados do Próximo Oriente (UNRWA) é também beneficiária dessa operação. A UNRWA proporciona serviços de socorros, saúde e instrução aos refugiados necessitados, a média de 10 cêntimos a cada pessôa, por dia. Atualmente, enquanto as Nações Unidas aguardam a desejada solução para o problema dos refugiados a tarefa da UNRWA é a maior do que nunca, e a sua necessidade de fundos mais urgentes.


Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: