sexta-feira, 27 de junho de 2008

LP TRIO IRAKITAN RITMOS INTERAMERICANOS CBS ESPECIAL






LP TRIO IRAKITAN RITMOS INTERAMERICANOS
CBS PRODUTOS ESPECIAIS
LP1980766




Tudo começou em 1950 em Natal - RN, quando Edinho, Joãozinho e Gilvan, resolveram se profissionalizar artisticamente, abandonando os estudos, participantes que era da SAE - Sociedade Artística Estudantil, formada por um grupo de estudantes.
Nascia assim o TRIO IRAKITAN, Ira no idioma nativo, significa mel; Kitan, significa verde; IRAKITAN; mel verde. Em linguagem poética, "Doce Esperança" nome escolhido pelo folclorista e historiador Luis da Câmara Cascudo.
Os 3 rapazes, conseguiram uma harmonia e um vocal de extraordianario brilho e ganharam o mundo, passando inicialmente cerca de quatro anos pelas Américas, do Sul e Central, onde se tornaram especialista em música latino-americana com apresentações nas Guianas Inglesas, Holandesas, Ilha de Trindad, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e finalmente o México. Neste último participaram de shows em teatros, boates, televisão e de um filme com NInon Sevilla.
Voltaram para o Brasil em 1954 iniciando uma vertiginosa carreira artística incluindo participações em mais de 10 filmes nacionais, trabalhando como atores principais nos filmes. "Rio Fantasia", "Virou Bagunça", "Três Colegas de Batina" etc...e mais 50 discos no Brasil e exterior.
Intérpretes de memoráveis sambas, canções e boleros que marcaram época, sempre estiveram na vanguarda dos acontecimentos musicais do Brasil. Representaram nosso país na famosa Feira Internacional de Bruxelas em 1958, no London Palladium e Olimpia de París, na Convençao da Asta em Tóquio, no festival de La Alameda em Lima, no Festival de La Canción em Vina Del Mar no Chile, na Convenção da Cotal em Miami USA e na Convenção do Diner's Internacional em Honolulu - Hawaí.
Com a morte de Edinho, sofreu o TRIO IRAKITAN um grande abalo, só refeito com a persistência de Gilvan e Joãozinho que tentaram com outros elementos a recomposição do Trio. E assim o TRIO IRAKITAN ressurgiu através do jovem Edil, dono de uma voz solo incrivelmente similar a do componente anterior e que novamente fez o Trio voltar ao sucesso do qual os brasileiros nunca se esqueceram, como demonstra o extenso calendário de apresentações em todo Brasil nos dias de hoje.
O TRIO IRAKITAN gravou este disco especialmente para a Interamericana Seguros.




LADO 1
Corrido Azteca
A enorme e diversificada bagagem rítmica e musical do México nos obriga a uma minuciosa pesquisa para este disco. No Norte, Centro, Sul e em todo país, se toca e se dança o corrido, a cancho, a nortenha, a jarocha, a zaderoja, las chapanacos e os mariaches, cada um destes com seu som característico. O violão, o guitarron, o guitarrillo, a biguella, a retuba, os trompetes e os sapateados executam lindas melodias, como neste "poupourrit" de 3 músicas escolhidas pelo Trio Irakitan.
CIELITO LINDO(Quirino Mendonza / Cortez)
ADELITA(Jack Harris e Kirk Patrick)
JALISCO NO TE RAJES




Merengue
Um rítmo da República Dominicana. A "cozinha" rítmica característica, com piano base enriquecida pelo "guiro" (nosso reco reco), o cinsero e o chimbau são os instrumentos típicos deste agradavel e dançante ritmo. Escolhemos para bem representá-lo a linda:
LA EMPALIZA (Luiz Kalaff)




Calipso
Sensacional cadência rítmica, que Harry Belafonte popularizou e ganhou o mundo. A influência afro é intensa, não só na batida como na dança, onde os jamaicanos também curtem o reggae e mais recentemente o soca (fusão do soul com calipso). Maracas, banjos, cinceros, timbales, steel drums são os instrumentos típicos da região. E, certamente, um calipso só podería ser bem representado pelo arranjo de:
BANANA BOAT (H. Belafonte, Burgess e Attanay)
MATILDA (Harry Thomaz)




Guaracha
Rimo nascido em Cuba e tocado em todos os países que constituem a zona do Caribe. Muito alegre, é uma explosão rítmica que junto com o mambo, a conga, o chá chá chá e o bará mostram a influência africana nessas regiões. Os instrumentos são muitos semelhantes como a conga, bongôs, maracas, marimba, cinsero e outros.
A música escolhida é uma das mais fiéis representantes da guaracha.
PARA VIGO ME VOY (Ernesto Lecuona)




Rumba
A riqueza sonora dos instrumentos cubanos foi marcada e revelada através dos anos pelo rádio, cinema e os discos das grandes orquestras. A conga e a tumbadora são dois dos seus mais conhecidos instrumentos originais aliados as maracas, timbales, bongôs e cinseros que, junto com os metais, nos dão uma alegria rítmica invulgar e já conhecida em todo mundo O TRIO IRAKITAN escolheu para este ritmo a conhecida música
EL CUBANCHERO (Rafael Hermandez)




Chá Chá Chá
Ritmo característico e com diversas pátrias. Mas nasceu em Cuba e segue a escola do Caribe / Jamaica com grande influência africana. Aquí também a conga e a tumbadora, com cinsero, a marimba, o steel drums, as maracas e timbales dão o som típico local.
Escolhemos para melodia deste Chá Chá Chá, um arranjo das músicas:
CAPULLITO DE ALELI (Rafael Hernandez / Bobby Capó)
PIEL CANELA (Rafael Hernandez / Bobby Capó)




Bolero
Devido a sua marcação simplificada, este ritmo nasceu em Cuba, e se extendeu praticamente por todos os países da América Central e do Sul. Foi durante quase duas décadas um dos ritmos mais populares e de maior execução, com dezenas de intépretes que alcançaram grande sucesso. É executado por guitarras, violão, piano, pistons, saxofone, e sua cozinha rítmica, dependendo do andamento, abriga ainda o banjo, a tambora, as claves e as maracas. O TRIO IRAKITAN escolheu dois dos mais conhecidos boleros para bem reprentá-lo:
ESTOY PERDIDO (Victor Manuel Mato)
CONTIGO (Cláudio Estrada)




LADO 2

Joropo
O ritmo mais famoso da Venezuela e que com o pasarillo, o vals, o pasaje e o polo, marcam as músicas e danças deste país. A riqueza instrumental de origem índia, é muito grande, como o violão quatro, a harpa araguêna, a bandola, o furraco, a guarura, o tiple, a bandola que com o sapateado são os instrumentos típicos locais.
A música escolhida é um verdadeiro "hino" na Venezuela.
ALMA LLANERA (Pedro Elias Gutieres)




Carnavalito
Un ritmo típico do folclore boliviano, que é o seu carnaval. É tocado e dançado nos Andes, nos vales e nos trópicos. Seus instrumentos típicos como o bombo leguero (de couro), as quenas (flauta de bambu), a caja criolla, o charango (de metal ou bambu) produzem um som realmente original. O TRIO IRAKITAN canta uma música simbolo da Bolívia.
EL HUMAUAQUEÑO (Zaudivar)




Cumba
Um dos ritmos quentes, da Costa Colombiana, junto com o bambuco, a gaita e mapalê. Dança-se em grupos, com velas acesas nas mãos. Os atabaques, o cinsero e o bongô, constrastam com o bombo leguero marcante, com compasso de pé quebrado e marcam com o prato, o guiro e o tiple (violão de 12 cordas), o embalo da cumbia.
A música não podia ser outra.
LA CUMBIA CIANAGUERA (L. E Martinez)



Samba
Marca registrada internacional do mais conhecido ritmo brasileiro, que já possui dezenas de andamentos e cadências e teve até simplificada sua batida (Bossa Nova), para que pudesse ser executada pelos músicos extrangeiros. O número de instrumentos que executa o samba é muito variado, com destaque para o surdo de marcação (básico), o repinique, a caixa, os tamborins, agogôs, ganzás, pandeiro, cuíca, apito e as cordas como o violão, cavaquinho, etc.
O "pouporrit" dos dois sambas escolhidos, tem objetivo de mostrar o samba de elite e o samba popular.
APITO NO SAMBA (Luis Bandeira)
NA CADENCIA DO SAMBA (Luis Bandeira)




Guarânia
O romantismo esta sempre presente nas lindas guarânias do Paraguai, em contraste com a polca e o chamamê, ritmos quentes que se alastram por todo o território. O violão e principalmente a harpa, a guitarra, o quinto, o tambor sonajero e o gualambaú (cítara), são os instrumentos típicos do país. O TRIO IRAKITAN recorda uma das mais lindas melodias paraguaias.
RECUERDO DE YPACARAI




Tango
Ritmo que com a milonga, levou a música argentina a ser conhecida em todo o mundo. É original da capital e seus arredores enquanto que no resto do país se toca mais a ranchera, o chamamê, a charena, e a zamba. O piano, o guiterron, o bandeneon, o baixo, a caja criolla (tambor), os violinos e o charango, reproduzem os grandes tangos argentinos, como o inesquecível:

CAMINITO (J. D. Filiberto Peñaloza)
Cueca Tonada
Para homenagear ao país chileno, juntamos dois ritmos dançantes típicos: a cueca e a tonada. Um é bem ritmado, o outro tipo canção, mais "entoado". O arranjo da cueca tonada é de nosso produtor. Os intrumentos tradicionais, o violão quinto repicado e mais o tambor sonojero, o guitarron, conseguem reproduzir estes dois ritmos que se tocam em todo Chile. O TRIO IRAKITAN canta a mais linda música chilena em "cueca tonada"
YO VENDO UNOS OJOS NEGROS (Alberto Silva)




Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: