domingo, 1 de junho de 2008

LP A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM 1968 MONO CBS



LP A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM TRILHA SONORA ORIGINAL
1968
MONO
CBS 37563


O que na verdade nos deixa perplexo é que os jovens de agora nos parecem muito mais severos e serio do que os velhos. E até mesmo muito mais conservadores, num sentido especial - ho sentido de honran e de prezar o que de melhor há neles, como sinceridade, franqueza, honestidade e amor. Enquanto que os de meia idade frequentemente demonstram cinismo e frustração.
Infelizmente, talvez haja algo de muito americano quanto a isto. Os americanos sempre tiveram uma certa mania de serem jovens. Bem que o sabemos, até um certo ponto. Então, quanto mais velhos cronologicamente nos tornamos, quanto maior e mais aparente se torna a diferença entre nossa idade e a nossa maturidade. Em média, a maturidade emocional, para o americano adulto - assim diz a piada - chega aos 29 anos. E dura uma hora e vinte e sete minutos...
Assim é que Ben, um jovem universitário recem-diplomado (Dustin Hoffman), regressa à sua rica mansão na California, terrivelmente preocupado a cerca do seu futuro. Qual o adulto - dos tantos que ele vê ao seu redor - com o qual valería a pena competir? Fôra-lhe fácil conquistar louros, tanto nos esportes como nos estudos. Mas, agora, tudo aquilo nada significa. Que fazer, daí para frente? A primeira coisa em que seus pais pensaram foi em tirar partido dele - neste caso dar uma festa em sua homenagem. Salve o heroi vencedor e completamente sem objetivo! Muita bebida. Muito bla-bla-bla. Muitos parabéns pelo jovem Ben.
Aparece uma desculpa para escapar da festa. A Sra Robinson (Anne Bancroft) quer que Ben a leve para casa. Êle o faz. E, então, a Sra Robinson se coloca a 'sua disposição'.
Ben esta chocado e em pânico. Os Robinsons são muito amigos de sua familia. E isto não é direito. Não é?
A Sra Robinson é paciente, e os escrupulos de Ben não lhe causam a minima impressão. Os Robinsons também tem uma filha, Elaine (Katharine Ross); os pais de Ben querem que êle se interesse por ela. E tanto o importunam que êle é obrigado a levá-la a passear. Não é, pois, de surpreender que Elaine perceba que Ben lhe é hostil. Êle se mostra tão cruel e desagradavel que ela se põe a chorar e pede para voltar para casa.
Ben pede-lhe desculpas, explicando que é o estado de ansiedade e confusão em que se encontra que o leva a mostrar-se agressivo. Ela o perdoa. Passeiam de carro, e no carro mesmo comem e conversam. E Ben de instante a instante se torna visivelmente mais feliz.
A Sra Robinson (a mãe de Elaine), entretanto, tem duas fortes razões para interferir: 'proteger' sua filha, e guardar Ben para ela própria.
Mas, agora Ben - pela primera vez - sabe o que quer. É Elaine.
O resto de ' A Primeira Noite de Um Homem narra os delicados, incriveis e extremamente acidentados lances no desenvolvimento desta situação. E muitas vezes de se morrer de rir, outras muito triste, e sempre mordaz e absorvente.
'Engraçado, afrontoso e comovente', "A Primeira Noite de Um Homem" é um filme sofisticado que coloca o Sr Nichols e seus associados em pé de igualdade com os melhores produtores de sátiras da atualidade, em atividade fora do país'.
Bosley Crowther, do "New York Times"
MIKE NICHOLS com uma soberba ficha de realizações na Broadway - teve em "A Primeira Noite de Um Homem" seu segundo trabalho para o cinema, tendo sido o primeiro a direção de "Quem tem medo de Virginia Woolf?" como em tudo que tem feito, sua sensibilidade espiritual, visual e auditiva está muito acima de qualquer técnica estabelecida em "A Primeira Noite de Um Homem", seu instintivo poder de compreender a lógica do sentimento permitiu-lhe transmitir ao público - quase sempre instantaneamente - sensações e experiencias que não seriam despertadas de nenhuma outra maneira. Neste filme, soube brilhantemente tirar o melhor proveito das notáveis qualidades de muitos profissionais, entre êles os escritores Calder Willinghan e Buck Henry; o diretor de cinema Bob Surtees; o editor de filmes Sam O' Steen; e o desenhista de produção Richard Sylbert. O talento artista de todos esta demonstrado no fato de que cada momento de "A Primeira Noite de Um Homem" nos da impressão do efeito totalmente unificado da visão de uma só mente.
Cada 'marcação' constitui um ponto decisivo, na filmagem. E as escolhas foram tão felizes que agora não podemos sequer imaginar ninguém, a não ser Anne Bancroft, como a Sra Robinson; nenhum outro Bem que não seja Dustin Hoffman; nenhuma Elaine senão Katharine Ross. E isto igualmente se aplica a todo elenco dêste filme. E também à música.
SIMON E GARFUNKEL, não somente na partitura para êste filme, mas também em toda sua música, são a expressão daquelas qualidades sonoras da geração jovem que tanto a afastaram das convenções da vida americana, para estabelecer a admitida 'barrreira'.
O que "A Primeira Noite de Um Homem" deixa claro, em parte, é que a nova geração não criou esta barreira por hostilidade natural para com os mais velhos, ou por truculência gratuíta, mas que foi forçada a afastar-se. E o filme mostra claramente quais os tipos os tipos de coisas que a obrigaram a colocar a 'barreira' entre as gerações.
Tais como a hipocrisia a respeito do sexo - bom para os pais sob quaisquer e todas as formas porém algo para ser mantido a distancia dos jovens. Como a presunção. Como o auto-enaltecimento mascarado de amigavel conselho paterno. Como a recepção cordial ao invés da verdadeira estima por alguém. Como proclamar imparcialidade, mas tornar-se malicioso quando os seus próprios interêsses é que estão em jogo. Como aproveitar-se dos outros.
Estas são as coisas que, para sermos exatos, todo mundo sabe e reconhece. Mas - puxa! - não é que estas crianças estão levando isto a sério?!
Charles Burr.
Produção MIKE NICHOLS e LAWRENCE TURMAN
Protagonistas ANNE BANCROFT E DUSTIN HOFFMAN KATHERINE ROSS
Argumento CALDER WILLINGHAM e BUCK HENRY
Canções PAUL SIMON
Interpretação SIMON e GARFUNKEL
THE SOUNDS OF SILENCE
THE SINGLEMAN PARTY FOXTROT
MRS ROBINSON
SUNPORCH CHA CHA CHA
SCARBOROUGH FAIR / CANTICLE
ON THE STRIP
APRIL COMO SHE WILL
THE FOLKS
SCARBOROUGH FAIR / CANTICLE
A GREAT EFFECT
THE BIG BRIGHT GREEN PLEASURE MACHINE
WHEW
MRS ROBINSON
THE SOUNDS OF SILENCE


Tienda Cafe Con Che: Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: