quarta-feira, 22 de abril de 2009

A AVENTURA DO CHOCOLATE DO CHA E DO CAFE

A AVENTURA DO CHOCOLATE, DO CHA E DO CAFE

Serie Descobrindo

EDITORA GLOBO / TEMPOS MAGICOS

A LENDA DO CAFÉ

Conta-se que o café foi descoberto na Abissínia (hoje, Etiópia), por pastores. Eles perceberam que suas cabras ficavam despertas após comerem as folhas e os frutos de um arbusto desconhecido. Surpresos, eles contaram o ocorrido a uns frades.

Os frades seguiram as cabras e colheram alguns frutos do arbusto, secaram-nos e, com eles, preparam uma infusão, que beberam. Por sua vez, ficaram despertos, sem poder dormir naquela noite. Mais tarde, peregrinos e viajantes provaram o café e o trouxeram para seus países.

O hábito de beber café se espalhou no mundo inteiro. Na frança, desde o século XVII, as pessoas elegantes se encontravam nos cafés públicos para conversar. Hoje, ainda, os cafés são lugares para encontros e conversas. 

AS GRANDES PLANTAÇÕES DE CAFÉ

O café é cultivado na África (Costa do Marfim, Uganda, Angola e Etiópia) e na Indonésia. Mas é, principalmente, na “América Central” e América do Sul, no Brasil e na Colômbia, que sua produção é maior. No Brasil, ele chegou em 1727, quando o sargento-mor Francisco de Melo Palheta trouxe as sementes da Guiana Francesa. Aclimatou-se bem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rondônia.

Até o século XIX, os escravos é que tomavam conta das plantações de café, podando as árvores e irrigando as terras secas. 

A COLHEITA DO CAFÉ

Quando maduros, os frutos são colhidos a mão e depois peneirados e lavados. São então despolpados, isto é, máquinas separam as sementes das cascas. As sementes são postas a secar num terreiro por várias semanas, sendo constantemente revolvidas. Por fim, são torradas e moídas.

O grão verde não tem cheiro: toma o perfume e a cor café que conhecemos somente após a torrefação. Para que os grãos de café conservem o aroma, o melhor é moê-los no momento de fazer a bebida.

Informar e conscientizar são as melhores formas de ajudar.

ABRALE 100% de esforço onde houver 1% de chance

Confira alguns de nossos productos á venda visitando o sitio abaixo:

TodaOferta - UOL

Nenhum comentário: