domingo, 21 de setembro de 2008

LP CONJUNTO ROBERTO DE REGINA CANTIGAS E CANCIONEIROS DE ESPANHA 1972 CBS


LP CONJUNTO ROBERTO DE REGINA CANTIGAS E CANCIONEIROS DE ESPANHA

1972

CBS MASTERWORKS 160178

Embora os espanhois houvessem conhecido e praticado a música dos mestres flamengos e franceses dos séculos XV e XVI, êles desenvolveram uma escola polifônica e religiosa e secular nacionalista, típica da Península. Várias coleções ou cancioneiros encerram precioso material, reunindo obras de autores conhecidos e anônimos. Os mais importantes são: - Cancioneiro de Palacio – Publicado pela primeira vez em 1890. Contém 480 composições a 2, 3 e 4 vozes, de caráter histórico, cavalheiresco, amoroso, religioso, burlescas pastorais e villancicos.

Cancioneiro de Upsalla – assim chamado por ter sido descoberto na biblioteca da Universidade de Upsalla, por Mitjana. Foi impresso em Veneza em 1566. Contém peças a 2, 3, 4 e 5 vozes, villancicos de autores anônimos e obras de N. Gombert, Vasquez, Encina e outros, a maioria em espanhol, 4 em catalão e 2 em gálico-português.

O villancico é, originàriamente, uma forma de canção popular de caráter pastoral, dedicada especialmente ao natal. Cantado em linguagem popular ou vilana, daí o seu nome, esta forma sofreu uma evolução, apresentando posteriormente uma forma polifônica erudita.

Alfonso X, o Sábio (1221-1284) – Rei de Leon e Castela, é o responsável pelo monumento mais valioso da lírica musical espanhola – as “Cantigas de Santa Maria”. Trovador, poeta e músico, compilou e compôs cantigas dedicadas à Virgem, onde narra seus milagres e sua participação milagrosa em vários acontecimentos de seu tempo, e fatos locais envolvendo também sua pessoa e sua família. São cerca de 400 poemas em dialeto gálico-português, preservados em notação musical em dois belos manuscritos na Biblioteca do Escorial.

Diego Ortiz, natural de Toledo, foi nomeado mestre da capela de Nápoles (1553), e em 1558 passou a ser mestre da capela do Duque de Alba.

Obras principais “Trattado de glosas sobre clausulas y otros generos de punto de la Música de Violones” (Roma 1553), tratado de ornamentação (disminucion), onde se expõe teorias de variações (glosas) sôbre temas dados (clausulas), obra das mais importantes no assunto “Musices liber I” contendo hinos, Magnificat, motetos e salmos a 4-7 vozes. (Veneza, 1565).

Luys de Narbaez, poeta e músico, natural de Granada.

Obra principal: “El libro del Delphin de Música de cifras para tañer vihuela” (Valadolid, 1538).

CONJUNTO ROBERTO DE REGINA

Este grupo tem desenvolvido um extenso programa cultural de divulgação da música medieval e renascentista, em concertos e conferencias em escolas, universidades, bem como em salas de concêrto, teatros, rádio e T.V.

Em 1968 representou o Brasil no IV Festival interamericano de música em Washington, dando na ocasião concertos em N. York e Boston.

1970 fez sua primeira tournée pelos Estados Unidos.

“...alto nível...côro soberbo...animou o palco com música de encanto irresistível” (Paul Hume) Washington Post, U.S.A.

“...contagiosa espontaneidade...um grupo bem integrado, que oferece a sua audiência uma noite de prazer auditivo” The Evening Star (Washington) U.S.A.

“...Eles sopram vida à música antiga...Todos sem exceção demonstram ritmo soberbo, flexibilidade no fraseio e, juntos cantam como um só embora retendo individualidade como cantores e músicos.

Foi um acontecimento camrístico...” The New York Times, U.S.A.

“...Este conjunto é um exemplo de arte da mais alta categoria - Deveria se apresentar em tôda parte...”O Globo – Brasil.

CONJUNTO ROBERTO DE REGINA

Myriam Moreira – Alaúde e Guitarra

Leda Alves – Soprano

Vera Maria Mattos – Soprano

Maria Esther Wanderley – Alto

Rosely Lerner – Alto

Peri Santoro – Tenor e flautas-dôce

Sallyr Lerner – Tenor

Allan C. Vianna – Baixo

Ruy Wanderley – Baixo e flautas-dôce

Roberto de Regina – Cravo e regência

Artistas convidados:

Marilia Peçanha – Flautas-dôce

Marilene Tibau – Flautas-dôce

Tienda Cafe Con Che

Porque é Imprescindível Sonhar

2 comentários:

Unknown disse...

Esse disco é maravilhoso, gostaria de poder obter um exemplar ou uma cópia, será que alguém poderia me ajudar?
Agradeço antecipadamente.
Luiz Otavio Oiticica Canero Canaes

Café Con Che disse...

Viva Luiz Otávio, dois links onde estão anunciados os Lps:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106326703-lp-cantigas-e-cancioneiros-de-espanha-roberto-de-regina-1972-_JM

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/lp-cantigas-e-cancioneiros-de-espanha-roberto-de-regina-1972-TM2KY3MTB4

Atentamente Arnaldonepu
Atendimento ao Cliente.
Café Con Che © 2004