LP CONJUNTO ROBERTO DE REGINA CANTIGAS E CANCIONEIROS DE ESPANHA
1972
Cancioneiro de Upsalla – assim chamado por ter sido descoberto na biblioteca da Universidade de Upsalla, por Mitjana. Foi impresso em Veneza em 1566. Contém peças a 2, 3, 4 e 5 vozes, villancicos de autores anônimos e obras de N. Gombert, Vasquez, Encina e outros, a maioria em espanhol, 4 em catalão e 2 em gálico-português.
O villancico é, originàriamente, uma forma de canção popular de caráter pastoral, dedicada especialmente ao natal. Cantado em linguagem popular ou vilana, daí o seu nome, esta forma sofreu uma evolução, apresentando posteriormente uma forma polifônica erudita.
Alfonso X, o Sábio (1221-1284) – Rei de Leon e Castela, é o responsável pelo monumento mais valioso da lírica musical espanhola – as “Cantigas de Santa Maria”. Trovador, poeta e músico, compilou e compôs cantigas dedicadas à Virgem, onde narra seus milagres e sua participação milagrosa em vários acontecimentos de seu tempo, e fatos locais envolvendo também sua pessoa e sua família. São cerca de 400 poemas em dialeto gálico-português, preservados em notação musical em dois belos manuscritos na Biblioteca do Escorial.
Diego Ortiz, natural de Toledo, foi nomeado mestre da capela de Nápoles (1553), e em 1558 passou a ser mestre da capela do Duque de Alba.
Obras principais “Trattado de glosas sobre clausulas y otros generos de punto de la Música de Violones” (Roma 1553), tratado de ornamentação (disminucion), onde se expõe teorias de variações (glosas) sôbre temas dados (clausulas), obra das mais importantes no assunto “Musices liber I” contendo hinos, Magnificat, motetos e salmos a 4-7 vozes. (Veneza, 1565).
Luys de Narbaez, poeta e músico, natural de Granada.
Obra principal: “El libro del Delphin de Música de cifras para tañer vihuela” (Valadolid, 1538).
CONJUNTO ROBERTO DE REGINA
Este grupo tem desenvolvido um extenso programa cultural de divulgação da música medieval e renascentista, em concertos e conferencias em escolas, universidades, bem como em salas de concêrto, teatros, rádio e T.V.
Em 1968 representou o Brasil no IV Festival interamericano de música em Washington, dando na ocasião concertos em N. York e Boston.
1970 fez sua primeira tournée pelos Estados Unidos.
“...alto nível...côro soberbo...animou o palco com música de encanto irresistível” (Paul Hume) Washington Post, U.S.A.
“...contagiosa espontaneidade...um grupo bem integrado, que oferece a sua audiência uma noite de prazer auditivo” The Evening Star (Washington) U.S.A.
“...Eles sopram vida à música antiga...Todos sem exceção demonstram ritmo soberbo, flexibilidade no fraseio e, juntos cantam como um só embora retendo individualidade como cantores e músicos.
Foi um acontecimento camrístico...” The New York Times, U.S.A.
“...Este conjunto é um exemplo de arte da mais alta categoria - Deveria se apresentar em tôda parte...”O Globo – Brasil.
CONJUNTO ROBERTO DE REGINA
Myriam Moreira – Alaúde e Guitarra
Leda Alves – Soprano
Vera Maria Mattos – Soprano
Maria Esther Wanderley – Alto
Rosely Lerner – Alto
Peri Santoro – Tenor e flautas-dôce
Sallyr Lerner – Tenor
Allan C. Vianna – Baixo
Ruy Wanderley – Baixo e flautas-dôce
Roberto de Regina – Cravo e regência
Artistas convidados:
Marilia Peçanha – Flautas-dôce
Marilene Tibau – Flautas-dôce
Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar
2 comentários:
Esse disco é maravilhoso, gostaria de poder obter um exemplar ou uma cópia, será que alguém poderia me ajudar?
Agradeço antecipadamente.
Luiz Otavio Oiticica Canero Canaes
Viva Luiz Otávio, dois links onde estão anunciados os Lps:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106326703-lp-cantigas-e-cancioneiros-de-espanha-roberto-de-regina-1972-_JM
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/lp-cantigas-e-cancioneiros-de-espanha-roberto-de-regina-1972-TM2KY3MTB4
Atentamente Arnaldonepu
Atendimento ao Cliente.
Café Con Che © 2004
Postar um comentário