terça-feira, 9 de setembro de 2008

LP TANGOS IMORTAIS E SEUS MAIORES INTERPRETES 1974 RCA



LP TANGOS IMORTAIS E SEUS MAIORES INTERPRETES

1974

RCA CAMDEN 1077033


LADO A

DESPUES DEL CARNAVAL canta Ricardo Ruiz com Osvaldo Fresedo e Sua Orquestra Típica

EL PENADO 14 canta Alberto Echagüe com Juan D'Arienzo e Sua Orquestra Típica

ASI SE BAILA EL TANGO canta Alberto Castillo com Ricardo Tanturi e Sua Orquestra Típica

TRES ESQUINAS canta Angel Vargas com Angel D'Agostino e Sua Orquestra Típica

GRICEL canta Francisco Fiorentino com Anibal Troilo “Pichuco” e Sua Orquestra Típica

UNO canta Alberto Marino com Anibal Troilo “Pichuco” e Sua Orquestra Típica

LADO B

MANO A MANO canta Carlos Gardel com acompanhamentos de guitarras

VIEJO SMOCKING canta Julio Sosa com E. Francini – A Pontier e Sua Orquestra Típica

ALMA DE BOHEMIO canta Alberto Podestá com E. Francini – A Pontier e Sua Orquestra Típica

YIRA...YIRA...canta Edmundo Rivero

BANDONEON ARRABALERO com Roberto Goyeneche e Baffa-Berlingieri com Sua Orquestra Típica

EL ABROJITO com Alberto Moran e Orquestra Típica dirigida por Armando Cupo


Poucas vezes, em matéria de grandes “astros” do tango, se há de encontrar um disco tão expressivo quanto este “A venda Na Tienda Café Con Che”. Nem vale a pena, diante de tanta coisa excepcional ora representada, cogitar das origem do gênero, menos ainda reaviva polêmicas ou legitimar posições. O mais lógico, diante do que aqui se oferece, é justificar, ainda que em rápidos traços, a grandiosidade do que foi selecionado.

Este Lp, pra começo de conversa, cuida do tradicional. Mas desse tradicional consagrado, cuja estrutura vem servindo até mesmo de laboratório de experiências para os chamados “avançados” em tango. Exceto por EL ABROJITO, que apareceu depois da última Grande Guerra, o mais do repertório surgiu em discos entre os anos 20 e 30, destacando-se, entre as músicas mais antigas, VIEJO SMOCKING, MANO A MANO, BANDONEON ARRABALERO e YIRA...YIRA, todas do repertório de GARDEL.

Os vocalistas que aqui desfilam (permitam-nos começar por eles), representam o que de mais expressivo passou pela área do tango, em todos os tempos.

A galeria mostra-se perfeitamente representativa, se pensarmos em repasse histórico.

RICARDO RUIZ, que prestigiou com sua inconfundível voz a típica de OSVALDO FRESEDO, no decorrer da década de 30, comparece com uma de suas melhores gravações. E é focalizado, sem qualquer discussão, na melhor fase de sua longa carreira.

ALBERTO ECHAGÜE foi um dos mais eficientes vocalistas de JUAN D'ARIENZO, nos primeiros anos 40. Sua gravação de EL PENADO 14 constitui soberbo sucesso de vendagem, garantindo para a típica de D'ARIENZO um dos maiores “clássicos” de seu repertório.

ALBERTO CASTILLO é nome que, para os aficionados, dispensa comentários. Trocou a medicina pelo canto, dedicando-se a todos os aspectos da música popular argentina, inclusive o candombe, do qual se tornou o mais característico intérprete. Na faixa que o representa, por sinal é sorpreendido em começo de carreira, junto à típica “Los Indios” de RICARDO TANTURI.

ANGEL VARGAS, cuja carreira, se extinguiria nos últimos anos da década de 50, forma, também, entre os grandes de todas as épocas. Interprete de rara inspiração, é revivido aqui, em seus tempos com ANGEL D'AGOSTINO, e, o que nos parece mais importante, em uma de suas mais preciosas gravações.

FRANCISCO FIORENTINO foi um dos mais brilhantes vocalistas de ANIBAL TROILO. Em 1944, iria formar sua própria orquestra, tendo como arranjador e solista de bandoneon um outro ex-colaborador de TROILO: ASTOR PIAZZOLLA. Sua interpretação, em 1942, de GRICEL, distingue-se entre as mais expressivas que apareceram à época.

ALBERTO MARINO substituiu FIORENTINO, na típica de TROILO. E, já em 1944, evidenciava sua soberana categoria no tango UNO, do qual foi grande responsável pelo sucesso.

CARLOS GARDEL (o que mais dizer dele?) é quase lenda. Sua gravação de MANO A MANO (a primeira aliás, a ser feita desse tango, que data de 1929) ainda não foi substituída por melhor ou equivalente.

JULIO SOSA foi uma das mais gratas surpresas da típica de FRANCINI e PONTIER, nos primeiros anos 50. Nesta bem cuidada reedição do antigo VIEJO SMOCKING, ele se revela um cantor à altura do renovador tratamento orquestral imprimido pelos maestros.

ALBERTO PODESTÁ enfileirou-se, no decorrer da década de 40, entre os maiores vocalistas de tango. Passou com invulgar destaque pelas orquestras de PEDRO LAURENZ e de MIGUEL CALÓ, atuando como cantor nos maiores sucessos destas. Ficou famosa sua gravação (com LAURENZ), de ALMA DE BOHEMIO, feita em 1943. Oito anos depois PODESTÁ voltaria a gravar, agora com a esplêndida típica de FRANCINI e PONTIER, esse autêntico “clássico” da música portenha, confirmando sua forma impecável.

EDMUNDO RIVERO, voz rara de baixo-barítono, é capítulo avulso na história do tango. Alguns o têm, inclusive como o último grande vocalista do gênero. Começou junto a ANIBAL TROILO, no fim da década de 40, marcando com sua colaboração as melhores gravações dessa orquestra. YIRA...YIRA, que ele gravou no decorrer da década de 50, é um de seus primeiros discos como cantor independente.

ROBERTO GOYENECHE é outro produto dos anos 50, quando apareceu cantando nos principais conjuntos típicos da época. Sua versão de BANDONEON ARRABALERO representa, de certa maneira, nova colocação vocal para o repertório tradicional.

ALBERTO MORÁN destacou-se, durante anos, como principal cantor na típica de OSVALDO PUGLIESE. Depois de 1950, assim como outros grandes vocalistas de orquestra, passou a exibir-se independentemente. EL ABROJITO, o menos antigo dos tangos aqui mostrados, inclui-se entre seus maiores êxitos.

Quanto às orquestras, alinham-se entre as maiores de todas as épocas. Seus estilos diferem, chegam-se a opor-se algumas vezes, mas, sem contestação, representam o que houve de melhor na fase mais gloriosa do tango.

O repertório, por seu turno, é todo composto de grandes sucessos. Os que passaram pelo tempo em que estas músicas foram lançadas, sabem disso. Para os mais jovens, desde que não sejam preconceituosos, supomos de grande utilidade a audição deste LP. Eles compreenderão, enfim, porque o tango está sempre voltando à baila.

J. L. Ferrete

Tienda Cafe Con Che

Porque é Imprescindível Sonhar

Um comentário:

LesPaul disse...

Meus queridos irmãos de caminhada. A chuva que castigou minha ilha durante todo o dia serviou de pano de fundo aos bons e velhos tangos que estava me devendo ouvir. Discos em vinil deixados por minha MÃE que estava sem coragem de ouvir. Chorei com a chuva. Uma dor dolorida de saudade. Por´´em, foi mais um passo necessário. Bom ler, ver e ouvir en La TIENDA CAFE CON CHE!!! ATÉ o dia real em que dividiremos um bule de café (de preêrência irlandês) para tocarmos um blues e gaitas de fole imaginárias. maisbarulho.blogspot.com