terça-feira, 11 de setembro de 2007

LP / VINIL - MPB 4 ANTOLOGIA - 1974 PHILIPS


LP MPB 4 – ANTOLOGIA

PHILIPS
6349092
CBD PHONOGRAM
1974

ATAULFO ALVES (1909 -1969) – O estilo inconfundível de seus sambas foi o mesmo durante os 35 anos de carreira de Ataulfo. Três bons exemplos são as musicas escolhidas pelo MPB 4 neste elepê: “Laranja Madura” 1967, “Vai Mesmo” (1957) e “Pois é” (1955). Morre o homem fica a fama. Seu nome esta na MPB, num viaduto da Av. Brasil e numa rua de sua cidade, Mirai.
POT POURRI DE ATAULFO ALVES
Laranja Madura
Pois É...
Participação especial: Quarteto Em Cy
Arranjo vocal e de base: Magro
Arranjo de orquestra: Luis Cláudio Ramos
Regência de orquestra: Mario Tavares

CHICO BUARQUE DE HOLANDA (1944). -Por tudo que Chico tem feito, tenho tentado fazer uma afirmação muito arriscada para um artista que só agora chega aos 30 anos de idade: ele não é apenas o nosso melhor compositor: é na verdade um dos maiores brasileiros vivos. Chico já figura naquele time de Pixinguinha, Drumond, Pele, Villa Lobos e Oscar Niemeyer.
POT POURRI DE CHICO BUARQUE
Cordão
Meu Refrão
Participação Especial: Quarteto Em Cy
Arranjo vocal e de base: Magro

MONSUETO (1926 – 1973). A sua fase áurea aconteceu na década de 50, quando surgiram por exemplo, três dos quatro sambas escolhidos pelo MPB 4 para este disco (“Eu quero essa mulher” foi lançado no inicio dos anos 60). A prova do seu inegável valor são as constantes regravações de seus sambas, todos com sabor de musica nova. Monsueto veio para ficar.
POT POURRI DE MONSUETO
Me Deixa Em Paz
A Fonte Secou
Mora Na Filosofia
Eu Quero Essa Mulher
Participação especial: Quarteto Em Cy
Saxofone Alto: Paulo Moura
Arranjo vocal e de base Magro

NOEL ROSA (1910 – 1937) É um compositor incomparável porque transcende as suas musicas. Um samba de Noel Rosa não pode ser comparado com qualquer outro pela simples razão de que ele não criou apenas um samba, mas provavelmente o samba carioca. Mas se, mesmo assim, quiserem comparar, sou mais Noel, um cara que não chegou a completar 27 anos de idade.
POT POURRI NOEL ROSA
Três Apitos
Pra Que Mentir
Saxofone alto: Paulo Moura
Arranjo vocal e de base: Magro e Miltinho

DORIVAL CAYMMI (1914) – “Quanto a mim, sinto a obra de Caymmi como irmã da minha. Elas se completam e de certa maneira fazem um todo (...). Se eu fosse músico faria a musica que ele faz, como certamente ele escreveria- melhor, sem duvida, do que faço – os romances que escrevo”. Quem disse tudo isso foi Jorge Amado. O que mais eu haveria de acrescentar?
POT POURRI DORIVAL CAYMMI
Nunca Mais
Dora
Eu Não Tenho Onde Morar
Arranjo vocal e de orquestra: Magro
Regência de Orquestra: Mario Tavares

NELSON CAVAQUINHO (1911...) As musicas e as letras nascem, quase sempre, em botequins de péssima categoria. Mas o crítico LEANDRO KONDER descobriu imagens shakesperianas em “Luz Negra”
O inicio de “A Flor e o Espinho” está em qualquer antologia.
Eu, pessoalmente, acho “Rio, não es criança” o mais belo poema dedicado ao Rio em seu quarto centenário.
POT POURRI NELSON CAVAQUINHO
Luz Negra
A Flor e o Espinho
Rio, Não és Criança
Arranjo vocal e de base: Magro
Arranjo de orquestra: Miguel Cidras
Regência de orquestra: Mario Tavares

PAULINHO DA VIOLA (1942) –Suas antenas ligadas ao mesmo tempo no mais puro samba e na evolução da musica brasileira. É o elo perfeito entre as duas tendências. Ele pode ser encontrado numa roda de samba numa esquina de Madureira ou num debate sobre as mais novas experiências musicais em nosso país. Alem disso, Paulinho tem um talento extraordinário.
POT POURRI PAULINHO DA VIOLA
Jurar com Lagrimas
Guardei Minha Viola
Recado
Foi um Rio que Passou em Minha Vida
Arranjo vocal e de base: Magro

BADEN POWELL (1937...) Por ser um gênio como violonista, Baden ainda não foi colocado devidamente em seu devido lugar como compositor. Mas é bom que se diga que se não tocasse violão bastariam as suas musicas para que ele fosse apontado entre os maiores nomes da musica popular brasileira. Este Lp é uma antologia e Baden é um compositor antológico.
POT POURRI BADEN POWELL
Violão Vadio
Samba do Perdão
Só Por Amor
Deixa
Arranjo e vocal de base: Miltinho
Arranjo de orquestra: Miguel Cidras
Regência de orquestra: Mario Tavares

ISMAEL SILVA (1906..) Para se ter uma idéia da importância de Ismael, basta lembrar que foi a partir dos seus sambas e dos sambas da sua turma do Estácio de Sá que o samba tomou a sua forma mais conhecida – a que surge geralmente no carnaval. Fundador da primeira escola de samba, a “Deixa Falar”, Ismael Silva é sobretudo um monumento vivo da nossa música popular.
POT POURRI DE ISMAEL SILVA
Nem é Bom Falar
Antonico
Se Você Jurar
Arranjo vocal e de base: Magro


ANTONIO CARLOS JOBIM (1927...) A aproximação da dupla Tom Jobim-Vinicius, feita por Lucio Rangel e Sergio Porto, teve como um dos primeiros resultados o samba “A Felicidade”. “Retrato em Branco e Preto”, com Chico Buarque, representa a união dos dois maiores compositores brasileiros dos anos 60 para cá, na interpretação no nosso melhor conjunto vocal.
POT POURRI DE TOM JOBIM
Retrato Em Branco e Preto
A Felicidade
Arranjo vocal e de base: Magro

Texto da Capa: Sergio Cabral
Direção e Produção: Edu Mello e Souza
ESTÚDIO PHONOGRAM

COMPRAR

Nenhum comentário: