quinta-feira, 6 de março de 2008

LP VILLA LOBOS SELEÇAO DO GUIA PRATICO 1987 MMB


LP VILLA LOBOS SELEÇAO DO GUIA PRATICO


1987


FUNARTE


MMB 87053


Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Elza Lakschevitz: regente
Inês Rufino: piano
Quinteto Villa-Lobos


O folclore revitalizado
Cento e trinta e sete canções folclóricas compõem o primeiro volume do Guia prático, de Heitor Villa-Lobos, coletânea de fundamental importância para a educação musical e para a memória cultural brasileira.
Ao recolher, sistematizar e dar vida nova ao folclore brasileiro, com arranjos e adaptações de extremo bom gosto e inventividade, Villa-Lobos solidificou um legado essencial da nossa herança musical que hoje vai sendo aos poucos esquecido, pela sua ausência sistemática nas salas de aula e no âmbito familiar.
Agravação atual – que reúne uma seleção de canções do Guia Prático com acompanhamento instrumental e a capela – vem justamente relembrar a contribuição indispensável do folclore para a construção de uma cultura musical, no ano em que se comemora o centenário de nascimento de Villa-Lobos.
O lado A do Lp congrega 14 canções com acompanhamento instrumental, em expressivos arranjos de Guerra Peixe, fielmente calcados no original pianístico do autor. O próprio Villa previu textualmente que o seu acompanhamento para piano poderia ser ampliado para conjuntos instrumentais diversos e, na verdade, o quinteto de sopro acrescido ao piano e às vozes infantis iluminou com novos contornos a beleza simples, mas contagiante, dessas pequenas peças.
Não há como ficar indiferente `a alegria espontânea de Có, co, co ou Ó sim! Ao molejo rítmico de Rosa amarela ou Sambalêlê, à atmosfera dolente de Constante ou Vida formosa.
Da simplicidade quase religiosa de Carneirinho, carneirão ao clima festivo de Na corda da viola, desfilam ainda pelas vozes, sopros e teclados outras tantas encantadoras miniaturas, como o burlesco Que lindos olhos! E a tradicional Machadinha, esta emoldurada por uma instrumentalização deliciosa, em ambientação que faz lembrar o Choros nº.6.
Vinte pequenas peças a capela preenchem o lado B, renovando o prazer de ouvir o folclore brasileiro em suas mais genuínas manifestações. Novamente estão presentes características básicas da nossa música: vibração e alegria em O anel, Caranguejo e Candeeiro; melancolia em O cravo, Capelinha de melão e Sapo jururu; simplicidade cativante em Anquinhas, Nigue-ninhas e na bem humorada Formiguinha “da roça”, que “endoideceu com a dor de cabeça que lhe deu”.
As interpretações do Coro Infantil do Teatro Municipal, Inês Rufino e Quinteto Villa-Lobos são vibrantes e espontâneas, transmitindo toda a energia musical dessa magnífica coletânea.
Ronaldo Miranda.
Rio de Janeiro junho 1987.

A
Arranjos de Guerra Peixe

O castelo
Có, co, co
Carneirinho carneirão
Machadinha
Pai Francisco
Rosa amarela
Que lindos olhos!
Vida formosa
Sambalêlê
Constante
Ò sim!
A cotia
Bela pastora
Na corda da viola
Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Elza Lakschevitz: regente
Inês Rufino: piano
Quinteto Villa-Lobos

B
O anel
Capelinha de Melão
Cai, cai, balão (solo Cecília Valle) e Bambalão
Sapo jururu
Caranguejo
A gatinha parada
Formiguinha
Candeeiro
Nesta rua (solo Ana Gabriela Aranha de Macedo)
Anquinhas
O cravo brigou com a rosa
Terezinha de Jesus
Nigue-ninhas
Viuvinha da Banda d`Alem
Senhora viúva
Ó limão
Meu benzinho
Na mão direita
Uma, duas angolinhas
Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Elza Lakschevitz: regente


Comprar / Buy it now
Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Um comentário:

worov disse...

Sorry I don't speak Porteguese. Could you re-upload this recording ? Thanks in advance.