sábado, 29 de março de 2008

DEMOSTENES O LEAO DE ATENAS ADONIAS FILHO


DEMOSTENES O LEAO DE ATENAS
Texto em português de ADONIAS FILHO

Recontado da obra original de JOSE POCH NOGUER

Edições de Ouro Serie Histórica
1702



INDICE
Crise em Atenas
As Filíicas
Entre a Paz e a Guerra
Temeridade e Astúcia
A Derrota
Chora o vencido, o Vencedor Perece
Ocaso de um Ídolo
O Fracasso
O Testemunho
Demóstenes Morre

PROLOGO

AQUI ESTA, JOVENS amigos, a biografia de um homem que foi dinamismo, impulso e vontade. Chamou-se Demóstenes, que quer dizer “forca do povo” e passou a vida em luta pelas próprias causas. Pretendeu reunir povo e nação para criar a pátria indestrutível. Este é seu mérito, pois, para consegui-lo, sacrificou tudo, absolutamente tudo. Grande patriota, em conseqüência, que se elevou por sua vontade férrea. E, por isso, sobrepujou todos os obstáculos.
Chamaram-no, na antiguidade, de “Leão de Atenas”. Porque, com sua palavra, pode despertar e reunir os compatriotas contra o perigo comum. Expulso da tribuna publica, no começo da juventude, ao tentar dirigir a palavra aos concidadãos, triunfou sobre si mesmo, dominou a própria natureza e de tal modo que chegou a ser um dos melhores oradores de todos os tempos.
Nasceu e morreu numa época de convulsões políticas e sociais, filho de um povo que cumprira parte do destino e se encontrava em crise. Empenhou-se em reanimá-lo e dar-lhe nova vida. E, para essa ressurreição, valeu-se de todos os meios.
Honesto, integro e incansável. Rejeitou todas as honrarias e riquezas e, se alguma vez as desejou, foi para transferi-las a pátria. É possível que, resultado da força de vontade e dogmatismo, tenha causado inquietações inúteis aos concidadãos. Talvez, naquelas circunstancias, sua política não fosse a mais acertada. Ninguém entretanto, poderá contestar-lhe os sentimentos, o desprendimento e a determinação. Tudo por uma pátria livre, temida e respeitada.
Leiam e meditem jovens estudantes. E conheçam, através da vida de Demóstenes, a eterna tragédia do ídolo aceito pelas multidões. Triunfante, hoje. Amanha acusado pelos que o aclamaram. Não esqueçam porem, que, para ele, semelhantes episódios não passaram de meros incidentes. Ele sempre ressurge em maior esplendor quando, à sombra do infortúnio, continua a lutar pelo ideal causa sua própria desgraça.
J. P. N


Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar


Acervo de Lps, livros e Cds


Comprar / Buy it now
Para entrar em contato clique aqui / To enter in contact click here
tiendacafeconche@gmail.com


Nenhum comentário: