LP VILLA LOBOS SELEÇAO DO GUIA PRATICO
1987
FUNARTE
MMB 87053
Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Elza Lakschevitz: regente
Inês Rufino: piano
Quinteto Villa-Lobos
O folclore revitalizado
Cento e trinta e sete canções folclóricas compõem o primeiro volume do Guia prático, de Heitor Villa-Lobos, coletânea de fundamental importância para a educação musical e para a memória cultural brasileira.
Ao recolher, sistematizar e dar vida nova ao folclore brasileiro, com arranjos e adaptações de extremo bom gosto e inventividade, Villa-Lobos solidificou um legado essencial da nossa herança musical que hoje vai sendo aos poucos esquecido, pela sua ausência sistemática nas salas de aula e no âmbito familiar.
Agravação atual – que reúne uma seleção de canções do Guia Prático com acompanhamento instrumental e a capela – vem justamente relembrar a contribuição indispensável do folclore para a construção de uma cultura musical, no ano em que se comemora o centenário de nascimento de Villa-Lobos.
O lado A do Lp congrega 14 canções com acompanhamento instrumental, em expressivos arranjos de Guerra Peixe, fielmente calcados no original pianístico do autor. O próprio Villa previu textualmente que o seu acompanhamento para piano poderia ser ampliado para conjuntos instrumentais diversos e, na verdade, o quinteto de sopro acrescido ao piano e às vozes infantis iluminou com novos contornos a beleza simples, mas contagiante, dessas pequenas peças.
Não há como ficar indiferente `a alegria espontânea de Có, co, co ou Ó sim! Ao molejo rítmico de Rosa amarela ou Sambalêlê, à atmosfera dolente de Constante ou Vida formosa.
Da simplicidade quase religiosa de Carneirinho, carneirão ao clima festivo de Na corda da viola, desfilam ainda pelas vozes, sopros e teclados outras tantas encantadoras miniaturas, como o burlesco Que lindos olhos! E a tradicional Machadinha, esta emoldurada por uma instrumentalização deliciosa, em ambientação que faz lembrar o Choros nº.6.
Vinte pequenas peças a capela preenchem o lado B, renovando o prazer de ouvir o folclore brasileiro em suas mais genuínas manifestações. Novamente estão presentes características básicas da nossa música: vibração e alegria em O anel, Caranguejo e Candeeiro; melancolia em O cravo, Capelinha de melão e Sapo jururu; simplicidade cativante em Anquinhas, Nigue-ninhas e na bem humorada Formiguinha “da roça”, que “endoideceu com a dor de cabeça que lhe deu”.
As interpretações do Coro Infantil do Teatro Municipal, Inês Rufino e Quinteto Villa-Lobos são vibrantes e espontâneas, transmitindo toda a energia musical dessa magnífica coletânea.
Ronaldo Miranda.
Rio de Janeiro junho 1987.
A
Arranjos de Guerra Peixe
O castelo
Có, co, co
Carneirinho carneirão
Machadinha
Pai Francisco
Rosa amarela
Que lindos olhos!
Vida formosa
Sambalêlê
Constante
Ò sim!
A cotia
Bela pastora
Na corda da viola
Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Elza Lakschevitz: regente
Inês Rufino: piano
Quinteto Villa-Lobos
B
O anel
Capelinha de Melão
Cai, cai, balão (solo Cecília Valle) e Bambalão
Sapo jururu
Caranguejo
A gatinha parada
Formiguinha
Candeeiro
Nesta rua (solo Ana Gabriela Aranha de Macedo)
Anquinhas
O cravo brigou com a rosa
Terezinha de Jesus
Nigue-ninhas
Viuvinha da Banda d`Alem
Senhora viúva
Ó limão
Meu benzinho
Na mão direita
Uma, duas angolinhas
Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Elza Lakschevitz: regente
Comprar / Buy it now
Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar
Um comentário:
Sorry I don't speak Porteguese. Could you re-upload this recording ? Thanks in advance.
Postar um comentário