quarta-feira, 10 de junho de 2009

TURIBIO SANTOS MENTIRAS...OU NÃO? UMA QUASE AUTOBIOGRAFIA JORGE ZAHAR

Café Con Che © 2004



TURIBIO SANTOS MENTIRAS...OU NÃO?
Uma quase autobiografia

Jorge Zahar Editor
2002
103p
ISBN 8571106592



Turíbio Santos deixa registrados neste livro episódios pitorescos e significativos de sua vida e carreira como violonista. Escrito com a simplicidade e graça dos autênticos contadores de “causos”, percorre desde sua estréia em São Luis do Maranhão até momentos de glória internacional – como um concerto com a Royal Philarminic Orchestra em Londres e um recital em Versailles, no Petit Château de Maria Antonieta.
Demonstrando a mesma intimidade de que esbanja com suas guitarras, o cronista musical narra seus encontros e desencontros pelo mundo: como teve de aprender em um mês o CONCERTO DE ARAJUEZ para gravá-lo com uma orquestra francesa; os animados saraus na casa de Jacob do Bandolim; considerações filosóficas sobre as mãos dos violonistas; o relacionamento musical com Andrés Segovia; o intercambio com Rafael Rabello e Guinga; as criticas ao mercado fonográfico brasileiro e mundial; e muitos outros casos deliciosos.
Este depoimento de um apaixonado pela música e pela vida traz ainda uma fotobiografia e uma discografia completa do autor.

“Eu gosto muito de boteco. De contar e ouvir histórias. Às vezes, no entusiasmo de um causo me pergunto: Será que foi verdade? Será que foi isso mesmo?
Aí fui escrevendo essas crônicas aos poucos. Algumas eliminei, outras refiz, e o resultado é este livro de recordações. Foi tudo verdade mesmo.”

TURIBIO SANTOS é considerado pela crítica e pelos especialistas internacionais um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Viajou o mundo inúmeras vezes para tocar nos mais importantes centros musicais, merecendo críticas entusiastas por seus concertos, seus 54 discos gravados até hoje e suas coleções de partituras.
Numa manifestação clara de respeito pela música brasileira, Turibio vem realizando um trabalho de preservação e divulgação de partituras para o violão – objetivo da série VIOLAO AMIGO, coordenada pelo autor e já com três volumes publicados por esta editora (o quarto trará, além de uma suíte de caráter popular do próprio Turíbio, uma valsa inédita de ninguém menos que Villa Lobos).
É membro e fundador do Conseil d’Entraide Musicale da Unesco e, desde 1986, diretor do Museu Villa Lobos. Recebeu a comenda de Chevalier de La Légion d’Honneur, do governo francês, e a de Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.
Café Con Che © 2004
Música, Cine, Literatura, Desporte Etc e Sorte

Nenhum comentário: