quinta-feira, 28 de agosto de 2008

LP HENRY JEROME METAIS EM BRASA HI FI MUSIDISC




LP HENRY JEROME METAIS EM BRASA
HENRY JEROME e sua Orquestra – Arranjos de Dick Jacobs

HI FI DECCA

SLP 7970



Êste é um lançamento de um “novo som”, em matéria de orquestra, destinado a fazer história. Você provavelmente nunca terá ouvido uma banda como a dêste LP. Usando exclusivamente metais – abertos e em surdina – apoiados por maciça marcação rítmica, Henry Jerome, com arranjo de Dick Jacobs, abre novos horizontes no capítulo sons orquestrais. Com êste LP (a venda na Tienda Café Con Che) inicia-se uma série de discos destinada a uma grande trajetória na história da fonografia.

Nêste primeiro disco dos METAIS EM BRASA vamos encontrar sòmente músicas de filmes – é, portanto, um giro musical por Hollywood.
AROUND THE WORLD – Do filme de Michael Todd: “Volta Ao Mundo Em 80 Dias”. O estridente som de um piston de som aberto, respondido prontamente por outro trompete, porém com surdina, abre esta faixa de forma espetacular. Nesta introdução podemos apreciar o vivo contraste entre os metais com e sem surdina. Tanto na execução da melodia quanto nas improvisações, temos os solistas revezando-se com a orquestra, em esplêndido arranjo de autoria de Dick Jacobs.

MOOGLOW e o TEMA DE “PICNIC” - Do filme da Columbia Pictures: “Férias de Amor”. Quae podemos afirmar que estas melodias foram escritas para os METAIS EM BRASA. A introdução estabelece o clássico piano de “Moonglow” e os metais com e sem surdina, como sempre, revezando-se. Os primeiros oito compassos do “chorus” contém um belíssimo solo de trumpete de “Picnic”, interpretado contra a melodia em surdina de “Moonglow”. Com as melodias alternando-se, temos, colorindo ainda a orque tração, deliciosos solos de vibrafone.

THREE COINS IN THE FOUNTAIN (Cha Cha Cha – Do filme da 20 th Century Fox: “A Fonte dos Desejos”). Claves e “cow bell” por si só seriam suficientes apenas para testar seu equipamento de alta fidelidade, entretanto, prestam-se para criar um “caliente” andamento de cha cha cha, ouvindo-se êstes em plano destacado durante tôda a execução. Uma nota: a passagem da tuba nos últimos 16 compassos da melodia dá uma característica tôda especial à execução.

HIGH NOON – Do filme de Stanley Kramer: “Matar ou Morrer”. Êste notável tema de Tiomkin e Washington aparece aqui com um “balanço” de swing, tremendamente dançante. Até a marcação com cascos de cavalo e blocos de madeira, é toda ela “swing” contagiante e cheia de vibração.
GIGI – Do filme da MGM: “Gigi”. Os metais assumem uma imponência de grande orquestra, enquanto os com surdina intercalam a execução com suaves e brilhantes momentos. Um excelente estudo de contraste.

TEMA DO “O HOMEM DO BRAÇO DE OURO”. Do filme de Otto Preminger de igual título. Êste é um arranjo que “ruge” do começo ao fim. Apresentando a “swinging” marcação rítmica dos pratos da bateria e um uníssono, nos graves, de trombones e tuba, temos ainda o usual duelo entre os trumpetes – contrastantemente agudos.

TEMA DO “O TERCEIRO HOMEM” - Do filme de Carol Reed de mesmo nome. Uma cativante introdução é iniciada pelos metais abertos, logo respondida por um melodioso “tam-tam”, que, por sua vez, é aparteado pelos metais em surdina. A fascinante melodia é apresentada pela seção de surdinas, enquanto os outros metais – estrelados pelo famoso “double tonguing” de Henry Jerome - “rugem” em resposta. O arranjo é temperado com solos rápidos de trumpete, trombone e vibrafone.

A CANÇAO DO MOULIN ROUGE – Do filme da United Artists “Moulin Rouge”. Esta conhecida valsa é aqui apresentada em tempo de fox-trot. O inicio é marcado por uma tórrida seção rítmica, ligada com um interessante efeito de trumpete em plungente solo; então, a melodia é apresentada, tendo nos contracantos tôda a masa dos metais com o sôpro livre. Alguns solos de trombone completam a originalidade do arranjo.

TAMMY (Cha Cha Cha) - Do filme da Universal-International: “A Flor do Pântano”. Adaptado para o ritmo quente e contagiante do cha cha cha, esta conhecida página da tela, ressurge com uma nova vitalidade. É um belo trabalho do arranjador bem executada pela orquestra.

TEMA DE “AMORES CLANDESTINOS” - Do filme de mesmo nome da Warner Brothes. Êste recente sucesso instrumental aqui está em uma estupenda apresentação dos METAIS EM BRASA. Em primeiro lugar, surgem os metais em surdina, com os trombones dominando algumas partes ocasionalmente. A melodia é então transmitida por um agradável solo de trumpete que parece flutuar sôbre sons abertos e em surdina. Finalmente, uma concisa massa de metais, sem surdina, irrompe para estabelecer o inusitado contraste entre os solos.

LOVE IS A MANY-ESPLENDORED THING – Do filme da 20th Century Fox: “Suplício de Uma Saudade”. A introdução em surdina estabelece o espírito dêste arranjo. Novamente os contrastes entre os metais abertos e com surdina formam o ponto alto da execução. A imponência da gravação é realmente alo de espetacular.

WHEN THE SAINTS GO MARCHING IN – Do filme da Paramount: “A Lágrima que Faltou”. Você já deve ter ouvido esta melodia de várias maneiras, inclusive em mais de uma película cinematográfica...mas nunca como aqui. Um autêntico grupo dixieland com os metais acentuados, dão a êsse clássico uma interpretação simplesmente maravilhosa.




Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: