quarta-feira, 23 de julho de 2008

LP BEBERT LEDURE APACHE VOL IV MASTERPIECE



LP BEBERT LEDURE APACHE VOL IV
HI FI MASTERPIECE
MASTER 11011



Bebert Ledure et son orchestre
Em uma excelente gravação de alta-fidelidade, conseguida através da aparelhagem mais perfeita e dos mais avançados processos da moderna técnica eletrônica, a HI-FI MASTERPIECE e "Tienda Cafe Con Che" oferece agora o 4º volume da série em que deu a conhecer ao público do Brasil a magnifica orquestra de Bebert Ledure. Tal como aconteceu nos três primeiros álbuns, o pequeno mais estupendo "ensemble" realiza uma performance de alto quilate, justificando a extraordinaria popularidade que conquistou e vem mantendo, há varios anos, não apenas em Paris e no resto da França como também nas principais cidades da Bélgica, a começar por Bruxelas.
Eximio na confeccão de arranjos, Bebert Ledure tornou-se famoso, acima de tudo, pelo seu jeito especial de execução, com cujo auxilio consegue criar nos que o escutam a sensação perfeita do ambiente peculiar às "boites" do "bas-fond" parisiense. Apaches e "gigolettes", ternamente enlaçados, parecem brotar do nada, num milagre de geração espontânea, pela força da sugestão criada por essa música fascinante. Desde os primeiros compassos de The Cutest Girl, seu prefixo habitual, até que essa mesma e encantadora melodia, já agora transformada em sufixo, encerra o disco, o conjunto de Bebert Ledure, pefeitamente integrado no espírito de seu lider, proporciona ao nosso ouvido um desfile notável de músicas essencialmente dançantes, tôdas elas vasadas no estilo característico que o tornou famoso, estilo em que as estravagâncias e os arabescos não se fazem presente, substituidos que foram pela singeleza de um ritmo suave e envolvente, caricioso e morno.
Não obstante a extrema facilidade com que pode atravessar as fronteiras da música francesa e confeccionar arranjos com melodias de outros povos, Bebert Ledure preferiu, desta vez, reunir nas faixas de seu 4º "Apache", alguns dos números de maor agrado de seu repertório habitual, todos êles repleto de um charme inimitável e que mais "charmante" se torna na sua interpretação personalíssima. É possivel que alguns dêles constituam novidade para o ouvido brasileiro, mas não duvidamos de que a sua revelação, por intermedio do excelente conjunto que os trouxe até nós, sera o primeiro passo para sua enorme popularidade em nossa terra.
Quanto a qualidade da gravação do 4º volume de "Apache", em se tratando de um "long-playing" que traz o brazão MASTERPIECE, já sabemos que resultou em mais um primoroso produto da alta fidelidade, absolutamente claro e puro, mantendo o alto nível que as Gravações Musidisc têm timbrado em dar a todos os discos por ela oferecidos aos ouvintes brasileiros.
Sebastião Fonseca.


FACE A
PREFIXO CUTEST GIRL
ADIEU LISBONNE
TANTINA DE BURGOS
REFRAINS
ALORS RACONTE

FACE B
TOI MON DEMON
ÇA
LA PANSE
MARCHE DES DURS
SUFIXO CUTEST GIRL



Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Um comentário:

Pedro Vono disse...

Fantástico! Ganhei o LP Apache de Bebert Ledure, acho que não tem volume. A capa é em cor verde escuro, com uma mulher dançando.
As músicas são:
Gelsomina
Atchoum e por aí vai...
Gostei do blog.
Vou fazer o upload do Apache pro Youtube. Não tem por lá.
Se quiser conferir músicas do gênero, na minha conta do Youtube tem o disco Doucement, de Jean Paques, um belga que executa um piano bem simplista, porém doce.
youtube.com/pedrovono