sábado, 11 de outubro de 2008

LP FRANK SINATRA E STRINGS REPRISE

LP FRANK SINATRA E STRINGS

 

REPRISE

 

R 1004

 

ARRANGED AND CODUCTED BY DON COSTA


SINATRA E CORDAS

Esteja certo, caro discófilo, de que aqui está “o grande unido ao grande!”

No campo da canção, há coisa melhor que Cole Porter, Harold Arlen, Jerome Kern, Richard Rodgers e Hoagy Carmichael?

Interpretativamente, alguém melhor que Sinatra?

Pois bem, juntos o resultado é definitivo!

Aqui encontramos Frank Sinatra no terreno do máximo em canções populares, cantando melodias que pertencem à “categoria superlativa” (tal é o temo descritivo usado por Duke Ellington). Eis-nos diante do “antigo”, clássicos permanentes - “Night and Day” de Cole Porter, “Yesterdays” de Jerome Kern, “Stardust” de Hoagy Carmichael, “I Hadn't Anyone Till You”, de Ray Noble, e não faltam motivos mais recentes, já tornados “clássicos” - “Misty” de Errol Garner, “Come Rain or Come Shine” de Harold Arlen, “That's All” de Bob Haymes, “It Might As Well Be Spring” de Richard Rodgers, aqui está o éco de uma brilhante voz do passado, Russ Columbo, nos timbres eloqüentes de “Prisoner of Love”. E aqui foi incluido um velho número do primeiro repertório usado por Sinatra, datando dos tempos em que êle cantava na orquestra de Harry James, “All or Nothing at All”, numa evocação sempre agradável.

Mas existe algo mais neste disco que deverá merecer o carinho de sua atenção, pois de imediato, pois de imediato se fará sentir como “plano de destaque” no registro: os arranjos de com Costa, que pela primeira vez em sua carreira brilhante de regente e orquestrador trabalha com Sinatra! Quando Harold Arlen ouviu a gravação aqui contida de “Come Rain or Come Shine”, indagou como primeira reação: “Quem é o arranjador?”.

Você sentirá, assim como Harold Arlen, que Don Costa é um arranjador de “repentes” fantásticos, de imaginação prodigiosa e “coloridos” extravagantes. Não faz orquestrações “escravizadas” ao cantor, evita fundamentalmente tombar na rotina que a inevitável repetição provoca.

Don Costa não trabalha sob o pressupôsto de “fórmulas antecipadas”, detalhe que não deverá escapar ao ouvinte mais atento. As idéias que põe em execução dizem mais respeito ao “espírito” que coordena o desenvolvimento da música, subtraindo-se às já costumeiras “exigências” delimitadas pelo intérprete. “Yesterdays”, por exemplo, começa num “reflectively mood” com Sinatra cantando “fora do tempo”, sôbre as cordas, ais quais contrastam com os acentos sombrios dos violoncelos, enquanto o grupo de trompas prepara a atmosfera fantasmagórica que o tema pede. A introdução de “All or Nothing at All” é uma justa homenagem a Harry James, e muito mais que uma homenagem, uma original evocação, com os metais esforçando-se por “imitar” o estilo antigo do famoso pianista, já que a música em questão surgiu sob o gôsto e seleção do veterano “band-leader”. Em oposição, os metais da orquestra não aparecem em “Misty”, cujo o tema permita tão sòmente efeitos suaves e etéreos.

No arranjo de “Stardust”, o que Costa logra alcançar em matéria de acompanhamento orquestral é uma autêntica “poeira de estrêlas”, através dos violinos, violas, violoncelos, contra-baixos, harpa e trompas.

E por falar em “Stardust”, observe o amigo discófilo quão importante é esta versão de Sinatra! Quando Carmichael compôs esta canção, inciou-a com algumas frases de lânguida e dolente poesia, raramente aproveitada em outras interpretações. Muitos pianistas e regentes notaram êsse “lapso” dos cantores e buscaram explorar aquela introdução, que redundou em resultados belíssimos. Sinatra pela primeira vez em sua carreira, canta “Stardust” com essa parte inicial, incompreensivelmente “podada” até hoje por seus colegas de arte. Em suma, como se não bastasse a histórica interpretação de Sinatra, também temos finalmente “Stardust” na íntegra!.

“Night and Day” de Cole Porter é ouvido sempre com agrado, mas nêste disco a melodia possui dos fatores realçantes: surge na voz de Sinatra, o arranjo é do fabuloso Don Costa! E mais: graças a essa canção – por muitos musicólogos considerada umas das “10 Mais” do século XX – é que Sinatra surgiu no panorama artístico mundial, pois cantando-a, o grande vocalista venceu o concurso de “calouros” que deu inicio à sua carreira, por volta de 1938.

um excelente programa, um cantor que não precisa de maiores e prolongadas apresentações, arranjo de incomensurável beleza – aqui tem você, amável discófilo, tudo para uns 30 e poucos minutos de inesquecível audição!

FACE A

I HADN T ANYONE TILL YOU

NIGHT AND DAY

MISTY

STARDUST

COME RAIN OR COME SHINE


FACE B

IT MIGHT AS WELL BE SPRING

PRISONER OF LOVE

THAT S ALL

ALL OR NOTHING AT ALL

YERTERDAYS

Tienda Cafe Con Che

Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: