domingo, 3 de maio de 2009

LP VILLA LOBOS NA MÚSICA SINFONICA IMPERADOR JONES (The Emperor Jones)


LP VILLA LOBOS NA MÚSICA SINFONICA

MIC / MVL 011

 

IMPERADOR JONES (The Emperor Jones)

II SUITE PARA ORQUESTRA DE CÂMARA

Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Regente LASZLO HALASZ

 

Gravação ao vivo Festival Villa Lobos 1972 

IMPERADOR JONES (The Emperor Jones)

Toda a quintessenciação da genial produção sinfônica de Villa Lobos é encontrada na música do IMPERADOR JONES.

Nesse drama-balé a música segue e acompanha fielmente todos os episódios com inexaurível prodigalidade temática, harmônica e instrumental. A força e a potência de invenção não esmorece um só instante e, quase sempre, é de uma força expressiva irresistível. Podemos dizer que a genialidade de Villa Lobos nesta obra é onipresente e trás ao ouvinte uma mensagem de grande e contagiante beleza.

O tema inicial de pronto se afirma incisivo e dominador. O aparecimento de Jones, o tema dos índios, a suspeita do iminente perigo, o mistério, o desconhecido e crescente terror, a crueldade, o homem branco frente aos nativos, o diálogo com os tribais, a arrogância e ameaça de Jones, a floresta virgem, as alucinações, a procissão carregando – em ritmo de marcha-fúnebre- o corpo de Jones e o êxtase dos índios são situações tão a gosto de Villa Lobos que lhe permitem alcançar alturas que ninguém jamais conseguiu.

Encomendado pelo “Empire State Music Festival” em 1956 o drama bailado foi apresentado, com grande sucesso nesse mesmo ano, regido pelo autor em 12 de julho de 1956 no Ellenville New York. 

II SUÍTE orquestra de câmara.

É o canto do cisne da obra orquestral de Villa Lobos.

Esta suíte foi escrita e acabada em Paris no ano do falecimento do autor: 1959 – Todo o ardor e fervor polêmico em torno da obra de Villa Lobos tinha de há muito se acalmado. E isso parece refletir nessa suíte cujo conteúdo é de uma graça e um sentido de cor inigualável.

Nada mais de orquestração corposa, potente e rutilante de efeitos que encontramos em Imperador Jones. Encontramos uma expressão musical do ambiente Villalobiano com traços edonísticos culturais e intelectuais que definem a formação artística do genial autor das Bachianas. 

A

IMPERADOR JONES (The Emperor Jones) (24:50 min.)

B

II SUÍTE (Orquestra de câmara) (24:12 min.)

Informar e conscientizar são as melhores formas de ajudar.

ABRALE 100% de esforço onde houver 1% de chance

Confira alguns de nossos productos á venda visitando o sitio abaixo:

TodaOferta - UOL

Nenhum comentário: