sábado, 16 de maio de 2009

LP O VELHO SOLAR ORIANO DE ALMEIDA UFRN


LP O VELHO SOLAR 

UFRN 008

(Imagem musical baseada no poema "GUAPORÉ" de DIÓGENES DA CUNHA LIMA)
Música e interpretação: ORIANO DE ALMEIDA
Autografado por Oriano de Almeida

O CENARIO PRODIGIOSO DO GUAPORE

Os Projetos Memória Fonográfica da FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO e Memória da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, têm em comum incentivar e preservar valores regionais que são expressões da cultura do nosso povo através da reprodução fonográfica.

Assim, essas duas instituições reuniram-se para editar este disco que registra, através da música e da poesia, as lembranças do menino, ou melhor, do neto, como ele auto-intitula, da casa-grande do Engenho Guaporé: Nilo Pereira. De um Nilo Pereira que, nascido no vale do Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte, é também recifense e Pernambuco por formação, tendo a esses dois Estados nordestinos dedicado a maior parte de sua obra de humanista e escritor.

Nilo Pereira é poeta, ensaísta, historiador, biógrafo. Em todas essas condições é escritor dotado de notáveis qualidades, apuradíssima sensibilidade.

Na FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO – onde Nilo Pereira é Vice-Presidente do Conselho Diretor tenho tido o prazer de privar da sua convivência e contar com a sua inestimável colaboração.

Quem ouvir este disco, por alguns instantes, estará ouvindo e recordando a paisagem do Guaporé redivivo em cenário dois mais belos do Rio Grande do Norte – o vale do Ceará Mirim – através da música deste grande compositor e pianista internacional Oriano de Almeida e do poema deste homem de sensibilidade, o poeta e reitor Diógenes da Cunha Lima.

E nada melhor, para encerrar esta apresentação de disco que homenageia a potiguar pernambucanizado Nilo Pereira, do que usar suas próprias palavras: “Nesta rememoração é possível que haja poesia de um menino que pede a todos que se lembrem da necessidade de sermos meninos que cresceram com o adulto para tornar a vida mais bela e os homens mais felizes”

Recife, junho 1982

FERNANDO DE MELLO FREYRE

Presidente da FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO 


LADO A

O VELHO SOLAR

 - Nas sombras...ruínas...

Brisa da Manhã no Canavial

Canto Ingênuo do Plantador

Alegria no Engenho

Anoitece no Vale

Saudosa Cantiga

Iluminam-se as Arandelas

Azuis...

Alegres Saraus

Valsas Sentimentais

O Vendaval do Tempo

...nas sombras...ruínas...

Brisa da Manhã no Canavial. 

LADO B

Poema: “GUAPORÉ”

Voz do autor 

Comentário de Oriano de Almeida relacionado música e poesia.

 Informar e conscientizar são as melhores formas de ajudar.

ABRALE 100% de esforço onde houver 1% de chance

Confira alguns de nossos productos á venda visitando o sitio abaixo:

TodaOferta - UOL

Nenhum comentário: