sábado, 9 de agosto de 2008

LP MISSINHO GAROTO DE RUA 1987 EPIC




LP MISSINHO GAROTO DE RUA
1987
EPIC 144513



Ano passado, a Bahia e o Nordeste inteiros vibraram com o merengue deboche, ritmo divulgado por Missinho, Ex Chiclete com Banana, e que foi sucesso através de músicas como Felina, Merengue Tropical, Gata Cubana e Neons dos Guetos, música que dava título ao Lp de estréia do artista na CBS.
Agora, Missinho retorna com Garoto de Rua, novo álbum produzido por Nestor Madris, repleto de ritmos e influências das mais diversas, resgatando o som centro-americano, a salsa, o merengue, a rumba – as, fusões com o reggae e o rock.
Do Caribe à Africa, uma musicalidade sem fronteiras.
A contestação social, típica do reggae, vem expressa em Tá Sujeira, um reggae rock da melhor qualidade, de Missinho e Beto Nascimento, que fala da situação atual do país, mas de maneira leve e até com uma pitada de humor: “A gente até parece que tem / Cara de otário / Já nasce devendo ao fundo monetário...”. De influência caribenha, Sabor de Merengue (Missinho – Osvaldo Menezes) tem uma levada sensual, explícita na própria letra (“Me pega e me leva / Pra cama / Teu corpo me chama / Me ama, é prazer...”), enquanto o Ouro de Orumilá (da mesma dupla) vem num clima nostálgico, naipes de sopro, à las 60, numa poesia erotizada: “Ela diz que não quer que quer / Que vai e fica nesse entra e sai / Sai e não sai / Vai não vai / Bota mais, bem mais...”
Garoto de Rua, canção título do Lp, traz o cotidiano do povo brasileiro na figura do pivete de rua, uma das maiores vitimas de um sistema de vida terceiro-mundista. O ritmo e a envoltura solta contrastam muito bem com a seriedade da letra: “Eu vou / Nessa luta que eu vou / Pelas esquinas afora / Que maltratam e devoram / Não sou bandido / Sou a realidade tão crua / Sempre bandido / Sou garoto de rua”. Fechando o lado 1, um hilariante forró, Balão Beijo, reminiscência do lado raiz de Missinho, admirador dos trabalhos de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
“Quero bailar / Contigo, negrita / Teu corpo me excita / Sou viajante sem nexo / Na fina flor do teu sexo / Quero viajar no brilho / Dos teus quadris / A me incendiar / Eu sou teu bezerro / Neguinha / Querendo Mamar”.
Escandalosa traz uma letra picante num ritmo “arretado”, interpretada por Missinho e Tânia Alvez, num duo perfeito, ou como diz Missinho: “Num convite ao prazer frenético. Escandalosa! Maravilhosa!”.
Há algum tempo, Missinho introduziu o galope na música baiana, através de músicas que viraram sucesso como Mistérios das Estrelas, Sementes, Lua Menina. Neste álbum. A Face Oculta da Lua adiciona novas tendencias ao ritmo tão curtido no Norte e Nordeste. Na mesma viagem da pesquisa rítmica, Luz do Viver mistura lambada e merengue, tornando-se inédita no gênero, enquanto Tambor Falante é uma homenagem a mãe África: o instrumento que dá título a canção vem sendo muito utilizada na juju-music nigeriana. Na poesia, quase uma alto-confissão que revela: “Meu coração / É um tambor falante / Que toca na África / Juju-Music / Cha Cha Cha / Meu coração / É um alto falante / No morro sob o luar / Dança afro-baiana”. Finalizando com o instrumental Coração Percussivo, o toque tribal mistura sons sobrepostos, ecos e gemidos. Um cântico ao coração do tambor.

A
TA SUJEIRA
SABOR DE MERENGUE
OURO DE ORUMILA
GAROTO DE RUA
BALAO BEIJO
B
ESCANDALOSA Participação Tânia Alvez.
A FACE OCULTA DA LUA
LUZ DO VIVER
TAMBOR FALANTE
CORAÇAO PERCUSSIVO (instrumental)




Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Um comentário:

cantor disse...

ola missinho ,como vai meu camarada vc nao vai lembrae de mim por que na epuca eu era garoto com 16 anos eu cantava numa banda que abrio 2 shows do chiclete com vc e sempre fui um fa de careterinha seu cara. meu nome e john bahia cantor com quase 39 mil cds vendidos por todo pais mexendo a qui na nete descubrir seu site eu era da banda gera som que sitornou gera samba.hoje moro no rio de janeiro gostaria de bater um papo sarado com vc mano. meu blog e http://johnbahia.bahiablogespot.com/ meu email john.bahia@hotmail.com tel 2188355087 39051661 um grande abrasço. john bahia cantor