sexta-feira, 29 de agosto de 2008

LP THE MODERN JAZZ QUARTET THE SHERIFF ATLANTIC




LP THE MODERN JAZZ QUARTET THE SHERIFF

ATLANTIC

LPAT 5032

John Lewis encarna muitos homens em si. Êle é o músico de muitas facetas que dirige e orienta o “The Modern Jazz Quartet”.
Para o público que o vê somente em concertos ou festivais, e ocasionalmente em um night club, Lewis é um tipo urbano, gentil, que olha para o piano quase que em surprêsa por ser capaz de arrancar sons de um tal instrumento, e que se aproxima de um microfone quase como quem tem certeza de levar uma tapa.
Para seus amigos pessoais, Lewis é um sujeito sensível e que gosta de bater papo sôbre os mais variados assuntos. E' também um grande conhecedor de comidas e vinhos, uma pessoa muito viajada e verdadeiramente cosmopolita.
Para os músicos que trabalharam com êle, ou que tem observado seu trabalho durante anos, John é um tipo trabalhador, irrevogàvelmente dedicado à profissão, irritàdo facilmente por irresponsabilidade ou falta de compreensão porém raramente demonstrando falta de paciência.
O enorme sucesso do The Modern Jazz Quartet pode ser atribuído em larga escala à maturidade de Lewis e ao seu grande dom de ajustamento.
A sua musicalidade, evidentemente, também é um fator de igual importância. As mesmas qualidades que demonstrou possuir quando componente da banda de Gillespie, se evidenciaram quando em 1951 John e outros três alunos de Gillespie (Milt Jackson, Percy Heath e Kenny Clarke) realizaram a sua sessão experimental visando a formação do quarteto.
Um dos mais admiráveis propósitos do The Modern Jazz Quartet foi o de dar um novo e vigoroso impulso ao Jazz sem no entanto romper com aquela linha que caracteriza e que separa o Jazz de outros tipos de música moderna.
Estas verdades nunca foram tão evidentes como na presente interpretação do The Modern Jazz Quartet.


THE SHERIFF é uma melodia básica e foi imaginada com o quadro de um sherife atirando e alguém tentando escapar. Mas, “o outro camarada leva a melhor”, declara Lewis. John deve ser o Sherife e Bags o fugitivo. E' interessante notar que Lewis se utiliza da forma usada por todos os bons “Jazzman” por mais de um quarto de século: ritmicamente é composto de pausa de semínima, seis colcheias e na segunda maior, duas semínimas pontuadas.


IN A CROWD foi usada como título para a música que Lewis escreveu em 1961 para o filme “A Milanese Story”. A trilha original foi gravada por um grupo que incluía flauta, guitarra, e quarteto de cordas. Nesta nova versão o tempo é algo mais rápido e a interpretação notável pelo solo de Lewis.
Outra vez o tema é de fundação muito simples, baseado principalmente na frase de quatro notas que
sobe duas vêzes e desce uma (ACDC – EGAG, etc)


BACHIANAS BRASILEIRAS foi composto por Heitor Villa Lobos (1887/1959) e será relembrada por aquêles que assistiram ao Festival de Jazz de Monterrey em 1963 pois foi um dos pontos altos da sessão com a interpretação de Laurindo Almeida com o The Modern Jazz Quartet. A presente performance foi cuidadosamente estudada e oferece pontos altos de interpretação, especialmente de Jackson.


MEAN TO ME é uma melodia de 1928 composta por Fred Ahlert, e tem sido um standard de jazz desde a infância. A performance inclue Bags, que começa lentamente acompanhado por Percy até um desdobramento total da melodia feito magistralmente por Lewis.


NATURAL AFFECTION composto por Lewis para a peça de William Inge com o mesmo título, vista na Broadway em 1963. surpreendentemente, o The Modern Jazz Quartet deu um tratamento de Bossa Nova a esta melodia, o que foi delineado por Connie Kay. Lewis comenta a respeito: “Eu gosto da maneira como a Bossa Nova é tocada, porém sòmente em seu país de origem, o Brasil. Não gosto do que fazem do ritmo aqui nos Estados Unidos. E isto inclue nós mesmos. Entretanto gosto da música e espero que algum dia alcançaremos o standard desejado.”


DONNIE'S THEME é também composição de Lewis para a peça “Natural Affection”. Entretanto a sua interpretação no presente álbum é completamente diferente da original, na qual Lewis foi acompanhado pela Orquestra USA. Tornou-se aqui uma das mais espetaculares e excitantes performances de swing do quarteto.


CARNIVAL (Manhã de Carnaval) é a composição de Luis Bonfá, tema do filme ORFEU NEGRO. E' uma interpretação original de Bossa Nova.



Tienda Cafe Con Che

Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: