domingo, 20 de julho de 2008

LP AURELIO FIERRO CANÇÕES NAPOLITANAS CÉLEBRES FERMATA



LP AURELIO FIERRO CANÇÕES NAPOLITANAS CÉLEBRES
Orq. digirida pelo M.º Mino Campanino
FERMATA
FAB 29



A Aurélio Fierro pertence o grande palco natural de Nápoles que atualmente oferece. Através de sua voz e de sua finíssima interpretação, voltam as mais célebres canções napolitanas; as velhas canções desta Nápoles que não envelhece nunca, nascida da fantasia do pescador, do marinheiro, do vendedor ambulante, do apaixonado napolitano, diferente de todos os outros apaixonados do mundo, tôdas retornam trazidas pela voz quente de um napolitano: Aurélio Fierro
Inutil estendermos-nos sôbre os dotes naturais dêste cantor universalmente conhecido, lembrar tôdas as batalhas vencidas nestes últimos anos, falar de seu sucesso em todos os continentes; Aurélio Fierro é considerado o maior intérprete de canções napolitanas tradicionais tanto pela sua arte como pela sua pontente personalidade.
Neste disco Aurélio Fierro teve a oportunidade de reviver o "velho repertório italiano": "O sole mio", a canção que mais toca a nostalgia partenopea, "Napule ca se ne va" e "Nun me scetà", duas delicadas melodias de R. Murolo, "Marechiaro" e "Silenzio Cantatore", poemas cheios de melancolia, "Addio a Napoli", "O Marenariello" e "Core 'ngrato" as preferidas da velha geração. Canções tristes, melancólicas, nostálgicas; lamento de gente apaixonada por sua terra, por seu mar, suas velhas muralhas, seu próprio amor. Canções napolitanas: conjunto alegria e dor, misto de romantismo e impudência, melodias que têm palavras um pouco orgulhosas e um pouco tímidas que descem ao coração e o envolvem, eternecendo-o.
Quase que por encanto volta a festiva "Maria Marì", canção de nossas avòzinhas; "O surdato 'nnammurato", atualidade de todos os após-guerra; a truculenta e humana "Guapparia", cavalo de batalha dos maiores cantores do inicio do século, "A Canzone 'e Napule" e "Piscatore 'e Pusilleco"...e ainda para enternecer o coração, para ver despontar uma lágrima, a canção tão cara aos emigrantes: "Santa Lucia Luntana".


LADO A
O SOLE MIO (Capurro, Di Capua)
NAPULE CA SE NE VA (Murolo, Tagliaferri)
O MARENARIELLO (Ottaviano, Gambardella)
MARECHIARO (Di Giacomo, Tosti)
ADDIO A NAPOLI (Cottrau)
SILENZIO CANTATORE (Bovio, Lama)
NUN ME SCETA (Murolo, Tagliaferri)

LADO B
CORE NGRATO (Cardillo, Cordiferro)
MARIA MARI (Russo, Di Capua)
O SURDATO NNAMMURATO (Cafifano, Cannio)
GUAPPARIA (Bovio, Falvo)
PISCATORE E PUSILLECO (Tagliaferri, Murolo)
A CANZONE E NAPULE (Bovio, De Curtis)
SANTA LUCIA LUNTANA (E. A. Mario)




Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

2 comentários:

CDS & DVDS disse...

É possivel se ter o cd?Fazer o Download?
De que maneira?Revirei tudo e...não achei.Me ajuda?

CDS & DVDS disse...

É possivel se ter o cd?Fazer o Download?
De que maneira?Revirei tudo e...não achei.Me ajuda?