LP FRANZ VON SUPPE A BELA GALATEIA
(DIE SCHÖNE GALATHEE)
(Grande seleção dos melhores trechos)
1978
TELEFUNKEN 440404029
GOLDENE OPERETTE
Franz Von Suppé é o nome artístico de Francesco Ezechiele Ermenegildo (mais tarde encompridado com o nobiliárquico “Cavaliere Suppé Demelli”), cidadão dálmata de Spalato, nascido a 18 de abril de 1819, e falecido em Viena, Áustria, no dia 21 de maio de 1895.
Confusa mistura de raízes alemãs, italianas, austríacas, polonesas, tchecas e dálmatas, sua educação foi requintada, para tanto nunca lhe tendo faltado recursos materiais. Desde o momento em que, muito criança, começou a tocar flauta com grande desembaraço, seus pais ficaram convencidos de que Von Suppé nascera para a música. Destinaram-lhe os melhores professores de Europa, cobriram-no de uma cultura geral extremamente eficiente, e, sobretudo, trataram de lhe facilitar caminhos que, à época, só estavam abertos para figuras muito influentes.
Tudo isso, porém, deve ter irritado o rapaz, que o que tinha de grandalhão tinha também de conhecimentos musicais, literários, teatrais e humorísticos. Von Suppé acabaria desdenhando a grande música e, fascinado pelo teatro, preferiu a farsa à grande ópera.
Seu forte seriam os singspiel (aquilo que hoje é tratado por “opereta”), nos quais, muitas vezes, satirizou grandes óperas como “Tannhäuser” de Wagner (que, na sua versão, se transformou em “Tanenhäuser”) a “A Africana” de Meyerbeer (transformada em “Die Afrikareise” por ele). Muitas dessas operetas (ou singspiel) iriam chegar a nosso tempo somente representadas por poucos trechos avulsos ou por suas famosíssimas aberturas orquestrais (caso de Boccaccio, Fatinitza, Pique Dame e Cavalaria Ligeira, alem naturalmente, de A Bela Galatéia), mas, é importante lembrar que Von Suppé também alcançou grande notoriedade mundial através de aberturas avulsas como Poeta e Camponês e Manha, Tarde e Noite em Viena, obras que passaram a fazer parte até mesmo do repertorio das mais modestas bandinhas de interior.
A Bela Galatéia (ou no original, Die Schöne Galathee) constituiu um de seus mais divertidos e movimentados “singspiel”. Composta em 1865, foi (na ordem cronológica de apresentação no palco) sua 13º obra teatral. O tema é aquele da estatua esculpida por Pigmalião, à qual, a pedido deste, Vênus concede vida. Mas Galatéia, a estatua transformada em mulher, transtorna tanto a vida de seu criador que este, irritado com o capricho da estouvada, suplica a Vênus revertê-la à simples pedra.
O texto deste “Singspiel” foi escrito pelo próprio Von Suppé, que, naturalmente, acrescenta novas situações à célebre narrativa e envolve tudo naquele clima de farsa tão do gosto da platéia vienense de então (segunda metade do século XIX). Na presente gravação, cuja a direção artística coube a Herbert Küster, há alguns trechos com novo texto deste último (todos, enfim, apontados no rol da seleção) e em certos momentos a orquestração também foi atualizada. Não se tocou, todavia, no espírito original da obra, e os trechos focalizados distinguem-se entre os melhores, tanto pelo valor musical quanto pela popularidade que alcançaram nestes últimos cem anos. Os interpretes ademais, salientam-se entre os mais renomados e aplaudidos de nosso tempo.
J.L.Ferrete
Solistas cantores: Janet Perry; Hannelore Fahibusch Wald: Ulf Fürst; e Jörn W. Wilsing
ORQUESTRA SINFONICA GRAUKE, sob a regência de PETER FALK
LADO A
Abertura
Die Geschichter von der schönen Galathée
Jörn W. Wilsing
Diese Statue lieb`ich sehr
Ulf Fürst
Interlúdio orquestral
Diese Statue lieb`ich sehr (Reminiscencia)
Ulf Fürst
Venus, zu dir flehe ich dir
Ulf Fürst
Welch`ein Wunder ist geschehen Valsa canção
Janet Perry
LADO B
Gefühl, so warm, so süss
Dueto: Janet Perry e Ulf Fürst
Interludio orquestral
Durch den Raum, man spurt es kaum
Janet Perry
Wier Griechen
Jörn W. Wilsing
Seht den Schumuck, den ich für euch gebracht
Trio: Janet Perry, Hannelore Fahibusch Wald e Ulf Fürst
Canção da bebida (Brilho no copo)
Ulf Fürst
Ach, mich zieht`s zu dir
Dueto e final: Janet Perry e Hannelore Fahibusch Wald
COMPRAR
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