sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

LP ROSA DE OURO TRILHA SONORA DO ESPETACULO MUSICAL 1965 MONO ODEON

 

LP ROSA DE OURO TRILHA SONORA DO ESPETACULO MUSICAL

 

1965

 

ODEON MOFB 3430

 

MONO

 

CLEMENTINA DE JESUS ARACI CORTES E CONJUNTO ROSA DE OURO

ELTON MEDEIROS, JAIR DO CAVAQUINHO, NELSON SARGENTO, NESCARZINHO DO SALGUEIRO, PAULINHO DA VIOLA

Participarão também desta gravação: DINO E MEIRA, TIAO MARINHO, MARÇAL, CANHOTO, TIAO E MARIO E CARLOS POYARES. 


Sendo a maior contribuição da nossa música popular ao teatro, e vice-versa, “Rosa de Ouro” aponta também o caminho para que se consagre o casamento definitivo entre os dois: o caminho da simplicidade e da vontade de procurar o que há de melhor neste canteiro de arte popular bela e pura que é o Rio de Janeiro. De “Rosa de Ouro”, o magnifico espetáculo que o poeta Herminio Bello de Carvalho idealizou e dirigiu e que Kleber Santos produziu para o Teatro Jovem, há muita coisa que se dizer: revelou, aos 63 anos, uma das mais autênticas e talentosas cantoras brasileiras, Clementina de Jesus; possibilitou o reencontro com o público da maior estrêla de revista dos nossos palcos, Aracy Côrtes; e lançou o mais representativo conjunto vocal dos morros cariocas (é formado por compositores das escolas de samba Estação Primeira, Portela, Acadêmicos do Salgueiro e Aprendizes de Lucas). Muita coisa a mais seria para dizer sôbre “Rosa de Ouro”, mas a Odeon se encarregou de exprimir-se melhor, dando uma bela síntese do espetáculo neste disco, e a imprensa carioca já usou todos os adjetivos possíveis para demonstrar o seu valor.

Sergio Cabral.

“Um dos mais belos espetáculos da cidade, no momento” (Eneida, Diário de Noticias) - “Um avanço na conquista de uma arte eminentemente brasileira” (Antonio Olinto, O Globo) - “Rosa é de ouro mesmo. É um retrato vibrante da música carioca e daqueles que cultivam e sustentam no seio do povo” (J.J & J. Correio da Manhã) - “Não percam este espetáculo, pois durante mais 400 anos não haverá outro igual” (Hugo Dupin, Diário de Noticias) - “Em matéria de musical, sôbre o samba, é incomparável” (Hélio Fernandes, Tribuna da Imprensa) - “O espetáculo é vivamente aconselhável a todos os que acreditam na música” (Renzo Massarani, Jornal do Brasil) - “Espetáculo de excepcional valor por sua fidelidade à música brasileira, e ao samba em especial” (José Carlos Rêgo, Última Hora) - “Aracy Côrtes reaparece magnifica. É comovente o seu desembaraço, diante da emoção mal disfarçada da platéia” (José Carlos Oliveira, Jornal do Brasil) - “Rosa de Ouro” desabrocha hoje, glorificando a música popular brasileira. (Jota Efegê, O Jornal) - “O que é bom já nasce feito, e Rosa de Ouro já estreou dando o que falar. (revista Visão) – É mais brasileiro o que se vê em espetáculos como Rosa de Ouro que qualquer desfile carnavalesco em passarela de avenida” (Luisa Barreto Leite, Jornal do Commércio) - “Um espetáculo que merece ser assistido por todos os que têm algum carinho pela música popular brasileira” (Mauro Ivan / Juvenal Portella, Jornal do Brasil) - “O que lhes posso dizer sôbre a interpretação dessa fabulosa Aracy Côrtes? Possui uma força prodigiosa que – tenho a certeza – só as grandes atrizes possuem” (Fausto Wolff, Tribuna da Imprensa) - “Não nos parece exagerado dizer que, através do ensino da música popular carioca, Rosa de Ouro nos ensina uma matéria bem mais ampla: a de melhor conhecer e amar a terra e o povo do Rio de Janeiro” (Yan Michalski, Jornal do Brasil) - “Uma Rosa que vale ouro. Uma rosa tão rara numa época de alienação e mediocridade, uma rosa de ouro dessas não pode morrer tão cedo” (J. Ramos Tinhorão, Diário Carioca) - “Surpreendente a interpretação de Os Rouxinóis por Aracy Côrtes” (Mário Cabral, Tribuna da Imprensa) - “Quem quiser descobrir o samba puro, terá que ir uma noite dessas ao Teatro Jovem. Aracy e Clementina: são duas rainhas no espetáculo, que recomendo como capaz de proporcionar as mais gratas satisfações neste inicio de temporada” (Geraldo Queiroz, O Globo) - “É uma verdadeira ressurreição da mais genuína música popular brasileira o que vem suscitando Herminio Bello de Carvalho no Teatro Jovem” (Eurico Nogueira França, Correio da Manhã).


OBS: No espetáculo, servindo de elementos de ligação entre os números musicais, foram transmitidos depoimentos nas vozes de Almirante, Cartola, Carlos Cachaça, Donga, Ismael Silva, Pixinguinha, Sérgio Pôrto, Mário Cabral, Sérgio Cabral, Lúcio Rangel e Jota Efegê.

FACE A

ROSA DE OURO

(Herminio Bello de Carvalho - Elton Medeiros - Paulinho da Viola)

QUATRO CRIOULOS

(Elton Medeiros - Joacyr Santana)

DONA CAROLA

PAM PAM PAM

(Nelson Cavaquinho - Norival da Bahia - Walto Feitosa)

(Paulo da Portela)

SENHORA RAINHA

(H. Villa Lobos - Herminio Bello de Carvalho)

AI YOYO (LINDA FLOR)

(H. Vogeler - Luiz Peixoto - Marques Pôrto)

OS ROUXINOIS

(Lamartine Babo)

JURA

(Sinhô)

 

FACE B

ESCURINHO

(Geraldo Pereira)

SE EU PUDESSE

(Jose Gonçalves - Germano Augusto)

NEM E BOM FALAR

(Ismael Silva - Francisco Alves - Nilton Bastos)

SOBRADO DOURADO

(Folclore)

CLEMENTINA CADE VOCE?

(Elton Medeiros)

BENGUELE / BOI NAO BERRA / SIA MARIA REBOLO / MAPARAEMA

(Folclore)

NASCESTE DE UMA SEMENTE

(José Ramos)

BATE CANELA

(Folclore)

SEMENTE DO SAMBA

(Hélio Cabral)

ROSA DE OURO 

(Herminio Bello de Carvalho - Elton Medeiros - Paulinho da Viola)


Confira alguns de nossos productos à venda visitanto o sitio abaixo:

TodaOferta - UOL 

Nenhum comentário: