sábado, 23 de junho de 2007

LP / VINIL - FRANCISCO PETRÔNIO & DILERMANDO REIS UMA VOZ E UM VIOLÃO EM SERENATA 1962



CAPA E VINIL MUITO BEM CONSERVADO

LP UMA VOZ E UM VIOLÃO EM SERENATA

FRANCISCO PETRÔNIO & DILERMANDO REIS


CONTINENTAL 1962


Não pensem que o que faço é tentar um novo modo de escrever, uma nova maneira de alinhar palavras, uma nova panca para fazer contracapa de Lp. Mas o que está acontecendo é que neste mesmo momento (dez para as três da tarde, dia 13 de julho de 1962), o cantor FRANCISCO PETRÔNIO está na minha sala de trabalho, na Rádio TUPI, aqui no Sumaré. E o que ele está fazendo é exatamente isso: depois de ter pedido para que eu fizesse uma contracapa para o seu Lp de serenatas, ele fez o Lp de serenatas; entre o pedido inicial, sua ida ao Rio de janeiro para gravar o disco, sua volta a São Paulo com a fita pronta e neste momento, ele me pediu a contracapa umas cinco mil vezes. Depois de ter ouvido em resposta, outras cinco mil vezes, eu faço, eu faço pode trazer a fita, acho que ele perdeu a paciência, passou a mão em um gravador e nas fitas, subiu até aqui, ligou tudo e esta me fazendo ouvir toda a seleção gravada, na marra.
Normalmente, para não escrever bobagens e para não fazer simplesmente mais uma contracapa, que quebre o galho, a gente tem que ouvir, tudo, ANTES, e depois começar a escrever. Mas eu não. Sentei em frente a maquina de escrever e, agora, ainda quando o Petrônio pensa que estou fazendo algum relatório de serviço da emissora, o que faço é, já o que ele me pediu. E podem ter a certeza de que, muito raramente, alguém tem tido a oportunidade de escrever a maquina, tendo por ambiente, musica tão linda e tão bem cantada.
Agora vou olhar para o Petrônio e vou dizer a ele que o que JÁ estou fazendo é o que ele me pediu.
A surpresa dele já o fez perguntar: No duro
No duro! A vida de um cantor, principalmente, nos dias atuais em que a concorrência no campo artístico é muito mais braba do que tempos atrás, ávida de um cantor não é nada mole. E a vida artística do Francisco Petrônio vai aqui registrada, agora, quando ei aproveito a sua presença para tirar dele as informações que, tenho certeza, vão interessar muito aos amigos que gostam de serenatas e que vão receber muito bem esta seleção.

P* Quando você sentiu que era cantor?

R* eu sempre gostei de cantar, mas acho que me senti realmente cantor quando passei num teste para imgressar, nessa qualidade, no cast da Radio e TV Tupi de São Paulo.

P* Quando você cantava no banheiro, pensava que pudesse, algum dia cantar em radio? Disco? Televisão?

R* Tinha esperança.

P* Através de quem esta esperança se tornou realidade?

R* Do cantor de samba (de vez em quando ele disfarça uma guarania), Nerino Silva..ele foi quem me empurrou para o teste de que já falei.

P* Você sempre teve cisma com serenata Já fez alguma, daquelas boas e antigas, ao vivo, no sereno mesmo, para alguém?

R* sempre tive mas até hoje só fiz serenata em televisão, assim mesmo levado pelo Fernado Baleroni. Até guardei a data: isso aconteceu em 23 de fevereiro de 1961.

P* A musica de serenata é então, a sua preferida?

R* É. Gostei de grava la aqui, embora reconheça que a gente tem que gravar outros gêneros mais variados. Numa oportunidade futura, sempre que puder, voltarei a gravar coisas como estas, novamente.

P* Quem é o violinista que o acompanha neste disco?

R* O professor Dilermando Reis. E com esse acompanhamento eu concretizei um sonho, o sonho de todo cantor brasileiro que gosta de serenata. Dilermando é uma orquestra brasileira de cordas e percussão.

P* Quais as musicas que gravaram aqui?

R* SE ELA PERGUNTAR, AVE MARIA, RAPAZIADO DO BRAZ, ARREPENDIMENTO, MALANDRINHA, CABELOS COR DE PRATA, CHÃO DE ESTRELAS, TARDES DE LINDOIA, MEU ROMANCE, AMANDO SOBRE O MAR, SAUDADES DE ALGUEM, VIDAS MAL TRAÇADAS. O melhor do melhor da musica brasileira, para você e todos os que gostam dela.

Todos nós. Muito obrigado. Saiba que você, cantando assim, apenas está honrando o time de cantores que viveram dessa musica brasileira, para você e para essa musica.

Eu (para acabar), até que foi fácil escrever esta contracapa de Lp. Sempre, alguma coisa de bom, a gente sabe dizer respeito daquilo de que gosta muito. E as melhores coisas da vida da gente, sempre afloram e voltam a povoar o nosso pensamento, toda vez que um Francisco Petrônio qualquer um Francisco Petrônio cantor, canta musica como esta, assim...


KALIL FILHO

Produtor do programa 33 45 78 da Radio Tupi de São Paulo.

1962ContinentalPPL 12038


Faixas
1
Se ela perguntar
(Dilermando Reis - Jair Amorim)

2
Cabelos cor de prata
(R. Leite - Silvio Caldas)

3
Chão de estrelas
(Silvio Caldas - Orestes Barbosa)

4
Ave Maria
(Erothides de Campos)

5
Malandrinha
(Freire Júnior)

6
Meu romance
(Saint-Clair Senna)

7
Rapaziada do Braz
(Alberto Marino)

8
Arrependimento
(Gastão Lamounier - Olegário Mariano)

9
Vidas mal traçadas
(Sayla Gusmão - Dante Santoro)

10
Tardes em Lindoia
(Zequinha de Abreu)

11
Amando sobre o mar
(Arlindo Marques Júnior - Zequinha de Abreu)

12
Saudade de alguém
(Roque Ricciardi)
COMPRAR

Nenhum comentário: