segunda-feira, 21 de abril de 2008

NIZAMI LAILA E MAJNUN A CLASSICA HISTORIA DE AMOR PERSA


NIZAMI LAILA & MAJNUN
A CLASSICA HISTORIA DE AMOR DA LITERATURA PERSA


Jorge Zahar Editor
ISBN 8571106886


Tema de canções, sonetos e odes de amor dos beduínos, a lenda de Laila & Majnun foi originalmente registrada em versos pelo poeta Nizami, no século XII. Narrando a saga de dois jovens e um amor proibido, canta a leveza de um coração apaixonado, a vibração contagiante do afeto mútuo, as aflições da separação, os tormentos da dúvida e do ciúme, a amargura do amor traído e, não menos intensa, a dor da perda.

A presente adaptação em prosa mantém a eloqüência e a riqueza de imagens desta ode ao amor perfeito, livre das amarras do tempo e do espaço.

A mais popular história de amor do mundo árabe!

O Romeu e Julieta da literatura persa!

A história que inspirou Eric Clapton a compor Layla:
"Laila & Majnun me comoveu e inspirou profundamente"
Eric Clapton.

Só o homem pode conhecer a dor de ter algo de que não precisa ao mesmo tempo em que precisa de algo que não possui.
Nizami

"Laila era o esplendo do amanhecer; Majnun era a vela que se consumia lentamente em seu desejo por ela. Laila em sua glória, era uma rosa de jardim; Majnun um poço de saudade. Laila espalhou as sementes do amor; Majnun regou-as com as suas lágrimas. Laila possuia o cálice que guardava o vinho do amor; Majnun estava embriagado por esse odor almiscarado."
A mais popular historia de amor do mundo árabe, a lenda de Laila e Majnun - o homem que amava demais - foi tema de canções, sonetos e odes de amor dos beduínos. Sua versão consagrada data de 1188, quando foi registrada em cerca de oito mil versos pelo poeta persa Nizami, por encomenda do soberano Shirvanshah. Preservando a atmosfera beduína original, Nizami situou a história no mundo persa, embelezando-as com as ricas cores e imagens de seu idioma e de sua tradição literária.
Este Romeu e Julieta da literatura persa capta, assim como o clássico de Shakespeare, a leveza de um coração apaixonado, a vibração contagiante do afeto mútuo, as aflições da separação, os tormentos da dúvida e do ciúme, a amargura do amor traído e, não menos intensa, a dor da perda.
A leitura da histórida de Laila e Majnun inspirou Eric Clapton a compor a canção Layla, uma das mais famosas declarações de amor da história do rock.
A presente adaptação em prosa, feita originalmente em inglês por Colin Turner, mantém a eloqüencia e a riqueza de imagens do poema. PhD em história islâmica e professor de estudos persas e islâmicos na Universidade de Durham, Inglaterra, Colin Turner viveu no Irã (a antiga Pérsia) por varios anos.


Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Nenhum comentário: