EXPORTAÇÃO E EMPRESA JOSE CARLOS DE ALCANTARA LOPES
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior
Informe Técnico
64 Pags
1982
Exportação e Empresa é um livro que encoraja o exportador, propondo-lhe uma estratégia própria, em que se relevam planejamento, organização e padrões rigorosos de qualidade dos serviços e produtos.
A objetividade e inteligência do autor simplificam, sem dúvida, a tarefa do exportador, propiciando-lhe enfrentar as exigências do mercado internacional.
Por outro lado, é um fator seguro de êxito no desempenho da tarefa de exportação.
Prefácio
As modificações ocorridas na economia brasileira permitiram a abertura de novas fronteiras na oferta de produtos e serviços nacionais.
Como em outros setores da atividade econômica, é fundamental analisar oportunidades de mercado, para que possam ser definidas metas e objetivos e formuladas diretrizes operacionais para as empresas fornecedoras, e identificados seus instrumentos auxiliares.
A análise e a avaliação das atividades de exportação não são fáceis, em virtude do grande número de variáveis que compõem o sistema. Esta análise terá que ser, evidentemente, orientada por uma perspectiva de marketing e, a fim de que seja um instrumental de planejamento efetivo, deverá ter uma orientação sistêmica. Em resumo, é altamente conveniente analisar a exportação como um sistema de marketing.
Exportação e empresa, de José Carlos de Alcântara Lopes é um instrumento a ser utilizado na formação para o setor. Em especial, encontramos em “Planejamento das Exportações” uma proposta de estratégia que se acha em pleno processo de aplicação. E, como desejamos uma relação profunda entre a teoria e a prática, não poderíamos deixar de considerar a preocupação do autor em reduzir a diferença entre o que os homens da “ciência da exportação” consideram ideal para o seu planejamento e o que os empresários fazem. Com a apresentação deste trabalho, abre-se a comunicação entre os dois grupos. Saem para o encontro os empresários, com seu “conhecimento prático”, e , os homens da ciência, com sua “fundamentação técnica”.
Durante algum tempo, o isolamento marcou os primeiros passos entre o marketing internacional e o esforço da exportação brasileira. Os resultados indicam uma profunda melhoria, mas que precisa ser cada vez maior, tendo em vista que, de agora em diante, o Brasil terá que deixar de ser um exportador eventual para se transformar em exportador profissional. Vamos ter que aprender como encontrar a necessária integração de tantos quantos tenham alguma coisa a dar em benefício de seu desenvolvimento, de suas estratégias, de seus desdobramentos.
Exportação e empresa tem esse objetivo.
Paulo Manoel Protasio.
INTRODUÇAO
O presente trabalho é fruto de observações colhidas ao longo de nossa experiência como professor e estudioso desta matéria, objetivando sempre tornar acessíveis ao empresário e técnicos em comércio exterior os fundamentos do marketing internacional, sua compreensão e uso prático por parte dos responsáveis pelos programas de exportação das empresas brasileiras, que tanto carecem de informações a respeito deste assunto.
Não se trata, portanto, de estudo profundo, nem de exposição acadêmica sobre esta disciplina, mas de uma análise das relações da empresa com a exportação, feita através do exame dos principais pontos de um sistema de marketing para exportação, comentados à luz das necessidades emergentes dos exportadores brasileiros e dos interessados nas linhas ou nos aspectos fundamentais do marketing internacional,
Chamamos a atenção ao leitor para a simplicidade e clareza intencionais dos conceitos aqui expostos, assim como dos pontos que deverão suscitar a discussão e o aperfeiçoamento das diferentes estratégias de exportação e a implantação das mesmas por parte dos executivos e técnicos das empresas exportadoras...
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