terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LP ECOS DO INFERNO VERDE JOHAN DALGAS FRISCH HI FI SABIA

LP ECOS DO INFERNO VERDE Gravados por JOHAN DALGAS FRISCH

HI FI SABIA
SCLP 10527



Narração de OSWALDO CALFAT
Êste é o LP mais arrojado apresentado pelo jovem engenheiro brasileiro, no qual se ouve desde o canto do raríssimo pintassilgo-gigante, até aquilo que na prática era tido como impossível: o discófilo ouvir em sua casa sons de formigas, aranhas, cupins, peixes, etc.
Nas gravações de peixes o autor teve as maiores dificuldades no Brasil central, devido ao grande número de peixes vorazes (piranhas) que procuram engolir o minúsculo microfone introduzido nos fundos dos rios. Dalgas Frisch ficou muito impressionado não só pelos inúmeros sons emitidos pelos peixes nas profundidades dos remansos, mas especialmente pelo fato da pirarara (peixe de 10 quilos) emitir um bufo tão forte como a voz humana!
Para gravar os sons das aranhas, o autor baseou-se nos trabalhos publicados pelo Instituto Butantã em 1951, de autoria do Dr. Wolfgang Bucheri, sôbre os aparelhos estridulantes de algumas aranhas caranguejeiras.
Baseados nestes estudos e nos elaborados sôbre saúva pelo Dr. Mário Autuori, o autor conseguiu penetrar no sub-mundo das formigas, aranhas, cupins, trazendo para o acetato alguns segundos dessa espetacular vida que os homens tão pouco conhecem. Para vencer as dificuldades técnicas e evitar interferências foram necessários os seguintes fatôres: Afastamento completo de qualquer cidade, hora (2 da madrugada) local onde não houvesse o mínimo de vento, grilos, rãs, e novos gravadores com aumentos de 1.000 até cerca de 10.000 vêzes.
As gravações do urutau ou mãe-da-lua, mereceram especial cuidado e atenção do autor, não só por tratar-se de ave noturna de difícil localização e gravação do seu canto, mas, especialmente pelo sem-número de lendas que há a seu respeito.
São lendas míticas, em sua pureza extrema, e as mais famosas são:
“Carta de amor, escrita com pena de urutau, tem logo resposta satisfatória.”
“Tôda donzela que desejar ser espôsa fiel, carinhosa, dona-de-casa, mãe exemplaríssima,basta varrer debaixo de sua cama com penas de urutau, para obter o dom da virtude.
Jeffery Boswall.

Produzido em colaboração com Dr. Carlos D’Andretta Junior.

Os sucessos das gravações de Dalgas Frisch já são conhecidas em todo o mundo, e comentários dos mais favoráveis foram-lhe atribuídos por pessoas ilustres, tais como: o saudoso Presidente Kennedy, Duque de Edinburgo, da Grã-Bretanha. Rei Frederico IX e Rainha Ingrid, da Dinamarca. Recebeu a benção apostólica do Papa João XXIII, pouco tempo antes de seu falecimento. Êsteve pessoalmente com o Rei Leopoldo da Bélgica na Amazônia. A BBC de Londres prestigiou reiteradamente seus trabalhos. No Brasil suas gravações chegaram às paradas de sucessos e se mativeram em primeiro lugar, por longos períodos. Tendo gravado o lendário canto do uirapuru, ave-símbolo da sorte na Amazônia, obteve ainda mais popularidade, a ponto da Câmara dos Vereadores de São Paulo, ter aprovado por unanimidade a Lei 6.417, de autoria do vereador Ary Silva, dando o nome de Praça Uirapuru a uma praça de São Paulo, em homenagem a êsse evento.



1
Urutau
Cigarra
Tucano
Corruiraçu
Pombo
Seriema
Sabiá-do-campo
Capitão-de-bigode

2
Gaturamo
Papa-formiga
Gavião-pombo
Sabiá-do-xingú
Cigarra
Surucuá
Piranha
Aranha

3
Inambu-do-brasil-central
Pipira
Andorinha
Mutum
Pintassilgo-gigante
Rato-toró
Chuva de verão
Rã-chorona
Jacamim
Mosquito

4
Pirarara
Bagre
Mandi-chorão
Formiga-saúva
Formiga-asteca
Cupim
Escaravelho
Cascavel
Jararaca

5
Chachorro-do-mato
Onça-pintada
Tiros
Pacarana

6
Urutau
Irerê
Vira-folhas




Eu ajudo a mudar! Faça como eu: conheça o projeto e ajude a mudar a realidade social do País.Visite http://www.euajudoamudar.org/!

Nenhum comentário: