domingo, 17 de fevereiro de 2008

LP PLUFT O FANTASMINHA MARIA CLARA MACHADO


LP PLUFT O FANTASMINHA MARIA CLARA MACHADO


CARROUSSEL


LP CAR 10012



PLUFT O FANTASMINHA
Este disco não é para qualquer um. Você merece.
PLUFT O FANTASMINHA é a mais internacional das peças infantis de Maria Clara Machado. Com ela moveu e comoveu platéias de muitos paises. Conquistou mundo.
Recordo uma criança que, depois de ouvir a historia do “Chapeuzinho Vermelho” exclamou indignada: Mas que burra é essa! Manda uma criança para floresta, sabendo que lá tem lobo mau e ainda bota chapéu vermelho pra chamar atenção, pôxa!
Quanta criança carregou pela vida afora cenas de violência e fantasmas que a marcaram e fabricaram neuroses sem fim, por causa das mais “suaves” historias de fada.
Com Maria Clara Machado as bruxas se desmoralizam. Se arriscam ate ficar boas. Só vale o que a fantasia possa trazer de luz, riso bom e encontro.
Maria Clara Machado conhece criança como pouca gente. E bota psicologia nisso. Eu ia dizer ‘como gente grande, mas lembrei que adulto ate que nem. Quando sua peça atingem maiores é porque sabe que infância não é algo acabado, etapa vencida, assunto que vai ser encerrado, mas que faz parte de um desenvolvimento único. Integra o que o adulto será, sendo, ao mesmo tempo raiz.
O Teatro deve a autoria de Pluft, obra prima do gênero, boa parte do que veio a ser entre nós. Ela é exemplo, escola criadora. Tudo fez e faz. Sua obra faz bem. Sai-se dela melhorado como ser humano enternecido com a vida, como com o mundo. Reconciliado.
É que neste mundo superpovoado de seres, poluído e tecnológico, ela consegue ser GENTE. Gente da maior e melhor dimensão. Depois dessa condição especial vem o resto que não é silencio. É amor. Maria Clara Machado destrói medo e angustia. A única feiticeira de verdade de sua admirável obra é ela mesma. Enfeitiça gente grande como enfeitiça criança.
Pluft, um fantasma que tem medo de gente e das coisas mais bem descoladas, transadas e curtidas em matéria de teatro, psicologia, humor. Desmistifica não só o fantasma diante da criança, mas tenta desfazer os fantasmas que o próprio adulto traz de sua infância.
MARIA CLARA MACHADO não prova, com suas peças fabulosas, que gente não deve ter medo de fantasma. Mostra, sobretudo, com alma, coração e talento que, apesar de tudo, gente não deve ter medo de gente.
É gente! Este disco não é para qualquer um. É preciso merecê-lo.
PEDRO BLOCH.

PERSONAGENS:
NARRADOR: MARIA CLARA MACHADO
PLUFT: LOUISE CARDOSO
MARIBEL: ANA LUCIA PAULA SOARES
JOÃO: MILTON DOBBIN
JULIÃO: PAULO REIS
SEBASTIÃO: CARLOS WILSON SILVEIRA
PERNA DE PAU: JOÃO CARLOS MOTTA
MÃE FANTASMA: SILVIA FUCS
TIO GERUNDIO: BERNARDO JABLONSKI
Direção da Produção: DURVAL FERREIRA
Sonoplastia: GERALDO JOSE
Capa: JUAREZ MACHADO
Musica: JAIME
Coordenação Geral: HARRY ZUCKERMANN



Comprar / Buy it now


Tienda Cafe Con Che
Porque é Imprescindível Sonhar

Um comentário:

Claudia Landa disse...

Sou apaixonada pela história!!!!!! Morro de saudades.... Tinhamos o LP, eu e a minha irmã, e todos os dias, ou quase todos, ouvíamos ao chegar da escola. Bjs