terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LP TRINI LOPEZ AT PJ'S RECORDED LIVE REPRISE



Educação: esse é o nosso jeito de melhorar o futuro.
Quando a LBV chamar, Atenda com o coração:DIGA SIM!

Café Con Che © Records



LP TRINI LOPEZ AT PJ'S RECORDED LIVE

REPRISE
R 6093



A.E. Housman disse certa vez: “Uma linha poética é boa, quando chega a arrepiar a pele do meu rosto”
A interpretação de “This Land Is Your Land” pelo Trini Lopez Trio me provocou essa mesma sensação. O ritmo é frenético: um guitarrista “marcando” forte à maneira latina, Trini cantando, Michey Jones – hábil nos tambores – e mais Dick Brant, magnífico contrabaixista. Êles agem como legítimo estimulante. Percorreram os Estados Unidos – da California a Nova York; das Florestas de Redwood ao Golfo do México, e vocês bem pode imaginar o sucesso que alcançou Trini Lopez e suas 150 libras de “dinamite latina”, neste famoso local que é “P J’s”. Pergunta Irving Berlin: “Vocês conhecem algo melhor no gênero?”
Trini e seu trio foram contratados inicialmente pelo “P J’s” por três mêses. Apresentavam-se a cada nova noite com o mesmo vigor e entusiasmo da anterior. Como resultado dêsse grande sucesso obtido, seu contrato foi-se repetindo cada três meses, durante ano e meio.
Diferentemente de muitos conjuntos latinos que se tornaram tão desorganizados como um arranjo da 2º Rapsodia Húngara de Liszt para pandeiro e cavaquinho, mantiveram sempre o mesmo espírito de equipe, e ajudaram a elevar a categoria do “P J’s”, tornando-se tão conhecido em Los Angeles como o “Hollywood Bowl” ou as marcas de mão e pés famosos gravadas na calçada do Teatro Chinês. Grandes revelações começaram a freqüentar aquele local noturno: Bobby Darin, Jackie Cooper de “TV Hennesey Show” e Bob Fuller da série “Laramie”. Tal admiração lhes causou o estilo Trini, que frequentemente faziam com que êste os acompanhasse. Talento chama talento.
O ritmo alucinante marca registrada do “P J’s”, manifesta-se de todo modo típico na interpretação que Trini dá em “La Bamba”.
Não se dança no “P J’s”; dêsse modo seus freqüentadores podem bem observar os ardentes vocalistas com seu curioso movimento peneirado dos punhos e dos pés. Quando Trini Lopez grita “Todo mundo” não precisa repetir o convite, todos aderem.
Trini revelou especial talento ao fazer com que os que freqüentam o “P J’s” vivam intensamente as músicas. Não sei como êle consegue isso. Personalidade, talvez. De qualquer modo, com apenas 25 anos, se destacou como um grande cartaz. É possível que os fregueses não entendam as letras, como a da sarcástica “América” de West Side Story, mas aquela agitação que se ouve no fim da execução – “Mais uma vez Trini” – é um grande tributo ao seu valôr. Muitos entusiastas exibicionistas fazem côro com o cantor em “Bye Bye Blackbird” – mais para serem vistos e ouvidos por colunistas especializados (como eu). Êste memorável hábito dos ouvintes acompanharam um ritmo como o “rock”, sempre me nocauteou. Também provocam uma algazarra com “What’d I Say?”, uma explosão musical como a do último movimento da “Sagração da Primavera”, coisa típica do “P J’s”.
É um tremor vocal bastante pessoal em Trini, e que alcança real destaque em “If I Had a Hammer”, provocando em todos, aquelas exclamações de “Bis!” “Cielito Lindo” também consegue a participação dos aficionados presentes. A execução de “Granada”, um sucesso de sempre, adquire novo som; mas se você não fala o espanhol, faça como o poeta de Kalevala (épico finlandês) “Aprendi minhas canções da música de muitos pássaros e da música de muitas águas”. Não sei se há muitas águas na cidade natal de Trini; mas deve haver pássaros.
Acho que você se quedará extasiado, como eu, ante a miscelânea musical de Trini; seja êste vislumbre dos Evangelhos que é “When The Saints Go Marching In”, seja ainda pela maneira como Trini conduz a “Dança Mexicana do Chapéu” às margens do Tibre, com” Volare”.
Quanto a “Unchain My Heart”, é um lamento; um sintoma daquele mal incurável provocado pela marcação alucinante que, uma vez contraído, o conduzirá sempre de volta à “P J’s” com Trini Lopez.
Mike Connoly
Reporter de Hollywood;
“San Francisco Chronicle Syndicate”


A
AMERICA
IF I HAD A HAMMER
BYE BYE BLACKBIRD
CIELITO LINDO
THIS LAND IS YOUR LAND
WHATD I SAY

B
LA BAMBA
GRANADA
GOTTA TRAVEL ON
DOWN BY THE RIVERSIDE
MARIANNE
WHEN THE SAINTS GO MARCHING IN
VOLARE
UNCHAIN MY HEART

Nenhum comentário: