quinta-feira, 16 de julho de 2009

LP ANA BELEN GEMINIS 1984 CBS

Café Con Che © 2004
Educação: Esse é o nosso jeito de melhorar o futuro







LP ANA BELEN GEMINIS

1984

CBS 144846





ANA BELEM GEMINIS
GEMINIS constitui, talvez; a obra mais elaborada de Ana Belen, a maior estrela da nova safra de intérpretes espanhóis.
Sinônimo da nova mulher, consciente política e socialmente, Ana é hoje campeã de vendagem e de crítica, não só em sua terra natal como em toda Europa.
GEMINIS, o próprio nome sugere, é resultado de uma série de fatores determinados por uma personalidade segundo sua definição: “o disco demonstra bem que não tenho um estilo definido, ao mesmo tempo em que realça meu lado de atriz, no sentido de estar mais voltada para ser intérprete do que propriamente cantora. Eu jamais iria me enclausurar dentro de um tipo de canção porque conheço bem minha personalidade geminiana, camaleônica.”
GEMINIS é eclético. Um disco rico em vivências recentes e marcantes da artista. Uma mulher que aprendeu a amar o Brasil, a musicalidade da terra, o sofrimento e os sonhos desse povo. Sentimento que foi alicerçado há dois anos, por ocasião de sua estadia no Brasil, quando gravou um LP em português com músicas de: Chico Buarque, Gil, Fagner, Ivan Lins, Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré e Zé Ramalho, entre outros, além de haver gravado um especial para a TV européia, do qual participaram Fagner, Simone, Zé Ramalho e Roberto Carlos. Nessa mesma época, inclusive, O QUE SERÁ, sucesso de Chico Buarque, na versão em espanhol, alcançava o primeiro lugar nas paradas da Espanha, permanecendo ali por oito semanas consecutivas.
Por isso tudo, GEMINIS traz quatro versões feitas por amigos brasileiros. Ronaldo Boscoli escreveu SÓ TE PEÇO ADEUS (Solo Le Pido A Dios), uma das faixas mais forte do LP por seu conteúdo sócio-político, que diz: “Solo Le pido a Dios / Que a guerra não me seja indiferente / É um monstro grande que, enorme, pisa forte / Sobre a pobre inocência dessa gente”.
A tradicional LA PALOMA (Esta Ave) ficou a cargo da poética de Fagner: “Se equivocou esta ave / Se equivocava / Pensou que o norte era o sul / E que o trigo era água / Se equivocava.
ESPANHA, CAMISA BRANCA (España Camisa Blanca De Mi Esperanza) é um belíssimo hino de amor à Pátria, composta por Victor Manuel (Casado com Ana), também adaptado por Boscoli: “Espanha camisa branca de minha esperança / Às vezes mãe, e sempre madrasta / Navalha, barro, cravo, espada / A morte sempre presente nos acompanha / No dia a dia, no perde e ganha / Enfim, nos torna todos iguais.”
A Fausto Nilo coube a delicada MIRA LUNA, do original francês LE JOUR DE MOISSON (Chamfort, Bourgoin e Victor Manuel), e que em português chama-se: OLHA LUA: “Olha lua / Não posso ver por detrás / Nem acreditar / Que você é de metal / Não é real.” PANICO EN TORREJON, de Victor Manuel, talvez seja a canção mais densa do disco: “Hay un campo verde bajo un cielo azul / Una niña inventa como hiciste tu / Hoy jugamos al avión / Que otra vez se equivocó / Y tiró dos bombas en la escuela.”
Outras músicas provém dos mais famosos compositores da atualidade, como a dupla Vangelis – Anderson (Cada Mañana A Las Seis, I’ll Find My Way Home) e Elton John (Una Flecha Más, One More Arrow)
Com arranjos e produção de Geoff Westley, GEMINIS é uma amostra perfeita do potencial desta grande intérprete contemporânea dos amores e das dores da alma humana – ANA BELEM
CBS




LADO A
SO O QUE PEÇO A DEUS Solo Le Pido a Dios
PANICO EN TORREJON
MARILYN “Le Tango”
ESTA AVE La Paloma
CADA MAÑANA A LAS SEIS Cada manhã as seis “Ill find my way home”

LADO B
ESPANHA CAMISA BRANCA España camisa blanca de mi esperanza
ROBINSON “When love is not enought”
OLHA A LUA Mira luna “Le jours de moisson”
UNA FLECHA MÁS Uma flecha a mais “One more Arrow”
LE FUE TAN FACIL Foi tão fácil (“The same girl”)

3 comentários:

INTER NACIONAL disse...

queria baixar esse disco como faço
obrigado
robersolar@hotmail.com
ana belen 1984 geminis

Unknown disse...

me puedes pasar el enlace para bajarlo
mijas50@gmail.com

Unknown disse...

me puedes pasar el enlace para bajarlo
mijas50@gmail.com